O charme de Búzios

Búzios tem uma história conturbada. O primeiro europeu a aportar foi o navegante Américo Vespúcio, a serviço da Coroa de Portugal. No início do século XVI, no entanto, corsários franceses mantiveram muitos contatos com os índios tupinambás que habitavam a região, em busca de pau-brasil e pimenta. Cem anos depois, no entanto, os portugueses decidiram mostrar quem mandava na área e, depois de muitas batalhas, expulsaram os exploradores franceses e ingleses da região.

Na luta, muitos índios também morreram: no século XVII, Búzios era uma aldeia com apenas 20 famílias, que viviam do cultivo da mandioca e da pesca. Mesmo assim, foi base de piratas, ponto de tráfico e porto de desembarque de africanos escravizados.

Búzios é uma península de oito quilômetros de extensão, distribuídos em 23 praias. A cidade recebe correntes marítimas quentes, vindas do Equador, e frias, vindas do polo Sul. Isto faz com que suas águas sejam mornas e geladas. As principais praias são Geribá, Brava, Ferradura, João Fernandes, Armação, Manguinhos, Ossos, Tartaruga, Ferradura, Ferradurinha, Tucuns e Olho-de-Boi, que é destinada à prática de nudismo.

Além das praias, a cidade é procurada por praticantes de voo livre e esportes náuticos, por ser uma região varrida por muitos ventos. Búzios é vizinha a Cabo Frio e fica a 170 km do Rio de Janeiro, a capital do Estado, e só se tornou autônoma em 1995. Com apenas 28 mil habitantes, recebe 600 mil turistas por ano.

Brigitte Bardot

Búzios era apenas uma pacata aldeia de pescadores até que, em 1964, recebeu a visita de uma turista célebre: Brigitte Bardot, atriz francesa que se tornou símbolo sexual no cinema, nos anos 1950 e 1960. A francesa veio visitar o namorado marroquino que morava no Brasil e o casal se hospedou na casa do representante da ONU no Rio de Janeiro. Meses depois, no Natal, BB voltou a Búzios e hospedou-se na casa do cônsul argentino, na Rua das Pedras, hoje a Pousada do Sol, um dos pontos turísticos da cidade.

Encantada pelas belezas naturais da região, a artista se tornou uma espécie de embaixadora informal de Búzios, que foi alçada à categoria de Saint-Tropez brasileira. Saint-Tropez é uma praia badalada na Riviera Francesa até hoje. BB atraiu turistas e jornalistas, e até hoje Búzios tem referências à atriz em diversos pontos da cidade. A Orla Bardot reúne algumas das principais opções gastronômicas da cidade.

A atriz deixou as telas poucos anos depois e tornou-se ativista pelos direitos dos animais. A propaganda que ela fez, no entanto, foi o suficiente para provocar intensa especulação imobiliária. A exploração turística nunca mais parou e é o principal destino dos argentinos que visitam o país.

O que fazer em Búzios

Além de alternar banhos de mar nas águas quentes e frias da cidade, Búzios é o local para passeios de barco, mergulho com snorkel ou cilindro – a fauna marítima é deslumbrante e as águas cristalinas permitem excelente visualização –, surfe, windsurf e kitesurf.

A região central da península apresenta altitude boa para a prática de asa delta e parapente. Nas encostas, é possível praticar tirolesa e escaladas. Algumas subidas apresentam níveis bastante difíceis. A cidade também oferecem campos de golfe e para a prática de paintball, quadras de tênis e squash, todos com vista para o mar.

Numa visita rápida, o turista pode optar por um city-tour em um trolley. Várias empresas oferecem excursões, com paradas estratégicas em praias e mirantes. Para conhecer um pouco da história da região, vale a pena conhecer uma construção colonial: a Igreja de Santana, construída no século XVIII num outeiro da praia dos Ossos. Bem mais recente, erguida em 2001, a Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, com apenas 33 cadeiras (alusão à idade do Cristo), celebra missas todos os domingos, quando os pedidos dos fiéis são queimados.

As caminhadas e pedaladas pela APA (Área de Proteção Ambiental) Pau-Brasil, que engloba as praias de Caravelas, José Gonçalves e Tucuns e a serra das Emerências completam o passeio a Búzios.

A Feira de Turismo EUROAL de 2012 elegeu a cidade como o melhor destino de Sol e mar do mundo. Búzios concorreu com destinos badalados, como Ibiza (Espanha) e Cancún (México).