Nossa Senhora Aparecida: conheça sua história e primeiros milagres

Nossa senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, esta é a santa mais venerada pelos católicos do Brasil. Conheça um pouco dos testemunhos e dos primeiros milagres que impressionaram as pessoas de tal forma que tornou a imagem, a mais famosa e a mais querida do Brasil.

O encontro da imagem

Dois pescadores encontraram a imagem quando pescavam no rio Paraíba do sul, localizado na região do Vale do Paraíba em São Paulo, em Outubro de 1717. Os pescadores jogaram suas redes no rio e pescaram a imagem da virgem Maria sem cabeça. Lançaram a rede novamente e encontraram na outra parte da imagem, a cabeça. Continuaram a pescar, e em seguida suas  redes de pesca se encheram tanto de peixes, que tiveram que voltar ao porto, pois o barco ameaçou afundar.

Devoção

As primeiras devoções da imagem foram na residência de Filipe Pedroso, onde inúmeros fiéis se reuniam para rezar. Com o passar do tempo, a quantidade de devotos e relatos de milagres era tão grande que foi construída uma capela maior no chamado morro dos coqueiros para abrigar a imagem e seu grande número de fiéis.

Primeiros milagres

Inúmeros relatos de milagres constam da época da aparição. Os mais famosos são:

Velas se apagavam e se acendiam sem intervenção humana durante as primeiras devoções.

Relatos que um cavaleiro vindo de Cuiabá,  zombou da devoção das pessoas pela imagem, e ao chegar perto da capela onde estava a imagem, a ferradura do cavalo foi paralisada no chão e fez com que o cavaleiro caísse do cavalo. A marca da ferradura está até hoje aos arredores da basílica.

Uma menina cega ao chegar perto da basílica foi curada de sua cegueira quando seus olhos se fixaram na imagem.

Um homem se deparou com uma onça ao voltar para sua casa, ficou desesperado com o animal e pediu para Nossa senhora que salvasse sua vida, Neste momento, a onça ficou paralisada e o homem foi embora sem ferimentos para sua casa.

Numa pescaria no rio Paraíba do sul onde foi encontrada a imagem, pai e filho pescavam num barco, quando o menino se descuidou e caiu na água.  O pai ficou desesperado, implorou a nossa senhora Aparecida pela vida do menino. Foi então que o menino parou na água, uma força, fez com que a correnteza feroz do rio não levasse o menino para longe do pai.

Instituição do município

O morro dos coqueiros em 17 de Dezembro de 1917 deixou de ser apenas um morro com uma capela e se tornou o município de Aparecida do Norte em homenagem à aparição da imagem.

Basílica de Aparecida do Norte

É a segunda maior basílica do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano, onde reside o Papa Bento 16. Foi construída em 1955, se tornando o ponto turístico religioso mais visitado do Brasil.

É preciso respeitar todo e qualquer credo e religião, a fé é algo individual e muito importante a cada um. Nossa Senhora Aparecida se tornou o maior símbolo religioso do Brasil.