Iridium GO: acesse a internet facilmente via satélite de qualquer lugar

Na “Pré-História”, era necessário ter um computador com uma linha telefônica conectada ao modem interno, cuja velocidade era de “incríveis” 56 kbps e um provedor de acesso. Era a banda estreita, que deixava o telefone ocupado enquanto o internauta navegava. Hoje, a internet pode ser acessada em qualquer local, através de tablets e smartphones. Quase todos, aliás.

Ainda no primeiro semestre de 2014, estará à venda no mercado mundial o roteador Iridium GO (Global Online Smartphone Access), que, garantem os fabricantes, provê acesso à rede mundial em qualquer local do planeta que esteja coberto por satélites. O novo roteador permite a conexão de até cinco aparelhos, em um raio de 30 metros. Basta esticar a antena e cinco usuários – com laptops, tablets ou smartphones – passam a ter acesso imediato. O sinal é bastante estável.

O aparelho, compacto e fino, é a prova d’água e resiste a pequenas pancadas e quedas, sempre de acordo com a Iridium. O preço, no entanto, é salgado: deve chegar ao mercado por brasileiro por pouco menos de R$ 2.000 (o valor de importação é de US$ 800).

O fabricante do Iridium GO

O roteador GO é produzido pela Iridium Communications Inc., projeto que desenvolveu estratégias comerciais viáveis para a tecnologia de comunicação via satélite, ainda na década de 1990. A empresa possui 66 satélites geoestacionários (além de equipamentos de apoio, em caso de falhas dos satélites principais), que cobrem todo o planeta, inclusive os oceanos, o que permite a conexão à internet inclusive em viagens marítimas transatlânticas.

O sistema foi criado em 1998 pela Motorola, para oferecer serviços de tecnologia móvel por satélite (TSM), mas rapidamente encontrou um concorrente de peso: o GSM (sistema global para comunicações móveis), bem mais barato: é totalmente baseado na superfície do planeta.

O Iridium teve problemas financeiros e tornou-se praticamente desconhecido. Sua tecnologia inicial permitia basicamente apenas o envio de e-mails de texto – nada de fotos, vídeos ou áudios. Parece impensável hoje em dia. A pesquisa do sistema recebeu um impulso depois dos atentados de 2001 (atualmente, os órgãos de segurança dos EUA só utilizam este sistema para comunicações de voz).

Com novos investidores, a tecnologia quase abandonada se tornou a principal aposta para a navegação virtual em locais não cobertos pelas tecnologias atualmente disponíveis.

O site da empresa informa que o Iridium GO é especialmente para simplificar as comunicações de pilotos, velejadores, ecoturistas, aventureiros, residências rurais e locais de repouso remotos, primeiros socorros em áreas acidentadas, executivos que viajam para as mais diversas partes do mundo, diplomatas, missões militares e civis em regiões não cobertas sem serviço de internet e para todos os internautas que, por qualquer motivo, estejam fora de área.

É mais uma revolução na tecnologia da informação. O preço é caro, mas os benefícios compensam bastante, principalmente se não tiver cobranças mensais, é o que a empresa promete. Vamos aguardar mais detalhes.