Exercícios para relaxar no trabalho

Agenda lotada, falta de tempo, tensões. Assim é a vida da maioria das pessoas, principalmente nas grandes cidades: o trabalho e os congestionamentos ocupam o dia todo e não sobra tempo para dar todos os cuidados que o corpo merece. No entanto, é possível fazer alguns exercícios no trabalho, para relaxar e corrigir a postura.

Antes de falar nos exercícios, no entanto, é preciso lembrar que a coluna vertebral deve se manter ereta, apoiada num encosto confortável. Quem passa muito tempo diante do computador, precisa lembrar-se de que os braços devem formar um ângulo de 90°, os pés devem se manter apoiados no chão e o monitor deve ficar à altura dos olhos, para que o pescoço não fique vergado.

Antes de tudo, é preciso um alongamento. Basta esticar braços e pernas (como se estivesse se espreguiçando), contrair e relaxar glúteos e coxas e, se o ambiente permitir, fazer movimentos de bambolê. Uma dica para quem faz muitos movimentos repetitivos (como ocorre durante a digitação): dedos e punhos também precisam ser alongados: todas as articulações precisam de “malhação”, para evitar tendinites e outros distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Basta entrelaçar os dedos na altura do peito e fazer movimentos horários dez vezes, seguidos de movimentos anti-horários, também dez vezes.

O primeiro exercício é o movimento circular dos ombros, que pode ser feito em pé ou sentado. Coloque uma das mãos no pescoço e estique a pele para cima, ao mesmo tempo fazendo os ombros se moverem em círculos. Repita o exercício cinco vezes e passe para o outro lado. O objetivo, aqui, é relaxar a musculatura do pescoço, sujeita a criar muitos pontos de tensão, que são irradiados pelas costas e braços.

O palming é um exercício holístico destinado ao relaxamento dos olhos. Os melhores resultados são obtidos na posição deitada, mas se não for possível, pode ser praticado sentado na cadeira. Basta fechar as mãos em forma de concha e cobrir os olhos, que devem ficar abertos, procurando isolá-los de toda claridade. O exercício está sendo feito corretamente quando a pessoa enxerga tudo negro, sem pontos coloridos nem manchas. O resultado surge em alguns segundo e ajuda a relaxar os nervos sensoriais.

O rosto também é um foco de tensões. Sem perceber, franzimos a testa e prendemos os dentes quando estamos preocupados. Um exercício fácil é apertar olhos e lábios por alguns segundos e relaxar. A ação deve ser repetida algumas vezes.

A correria diária, as pressões dos chefes, as metas a serem cumpridas, aquele relatório que não fica pronto nunca. Tudo isto gera estresse, que interfere na respiração, função importante para o relaxamento muscular. Mas um exercício simples ajuda a melhorar os movimentos respiratórios. Basta pegar um copo com um pouco de água e um canudo, inspirar profundamente e soprar o máximo possível na água. Quanto menor o tempo de expiração, maior o nível de tensão. Com a prática, a respiração fica progressivamente mais adequada e o corpo responde melhor às necessidades do trabalho.

Como se vê, todas estas são práticas simples, que tomam poucos segundos e não interferem no rendimento profissional. Ao contrário, otimizam o desempenho, como demonstram vários estudos. Diversas empresas já adotam exercícios físicos no horário de trabalho e muitas oferecem salas para descanso e lazer dos empregados, porque comprovaram que a performance é muito melhor com o pessoal motivado.

Além destes exercícios simples, é possível adotar algumas condutas que também ajudam corpo e mente: a pausa para o cafezinho, seguido por um bate-papo rápido na copa da empresa, a organização da escrivaninha e o almoço num restaurante tranquilo são boas opções para reduzir a tensão. Experimente almoçar sozinho uma vez por semana, para se desligar das rotinas do trabalho. São dicas que ajudam a melhorar a vida pessoal e profissional.