Escolha a melhor panela para você?

Comprar panelas não é uma tarefa tão fácil, você já teve dúvidas na hora de escolher a melhor panela. Cada tipo de material é recomendado para um tipo de comida, por exemplo, há panelas para frituras, sopas, carne ou feijão. Veja as dicas abaixo e escolha qual panela você deseja comprar.

1- Panelas Antiaderentes: este revestimento é encontrado em panelas de alumínio ou aço inoxidável. Por exigir menos óleo, torna a comida mais saudável, ótimas para quem está fazendo dieta. Mas atenção, deve evitar os talheres de metal e esponjas de aço, pois o teflon não deve ser riscado e nem polido.

2- Panelas Esmaltadas: a pintura é com esmalte, só que a panela é feita de ferro. É ótimo condutor de calor. Ótimo para fazer sopas, cremes e cozidos ralos. Este tipo de panela não deve ser feito frituras. Deve ter muito cuidado para não bater e lascar o esmalte. Use colheres de pau e lave com esponjas. Uma vantagem é que do fogão pode ir direto para a mesa, pois são panelas bonitas.

3- Panelas de Ferro: são práticas e deixam os alimentos saborosos. É ótimo para fazer um cozimento lento, com preparar feijão, arroz, carnes assadas e verduras. Não deve cozinhar batatas e macarrão, pois podem grudar no fundo. Antes de começar a usar você deve pingar gotas de óleo no fundo e deixar em fogo alto. Depois lave com detergente e seque no fogo. É uma panela indicada para fazer alimentos mais saudáveis e rico em vitaminas, pois sua base solta ferro na comida.

4- Panelas de Cobre: o cobre é um excelente condutor de calor, suas panelas são indicadas para cozimentos rápidos e em fogo alto. Ideal para fazer doces caseiros como goiabada. O material arranha fácil, por isso é importante lavar apenas com esponjas macias e detergente. Evite talheres de metal e esponjas de aço, principalmente não deixe os alimentos na panela, pois pode soltar substâncias tóxicas.