Dicas para se livrar das pragas domésticas

Com o verão chegando, muito sol, calor e praia esperam os brasileiros. Mas não é só isto: com o aumento da temperatura, diversos insetos aproveitam para se acasalar e botar ovos. Entre eles, baratas, moscas e formigas, que passam a atrapalhar bastante a vida da população, especialmente nos centros urbanos de qualquer porte. Mas é possível nos livrarmos destas pragas domésticas com dicas simples, algumas naturais, outras químicas.

dicas-para-se-livrar-das-pragas-domesticas-1

É importante lembrar que estas pragas domésticas não conviveram com a humanidade ao longo de toda a sua história: elas só começaram a se aproximar das cavernas, aldeias e cidades atraídas pelo acúmulo de alimento e principalmente pela produção de lixo em grandes quantidades. A partir de então, convivemos com elas e também com os ratos.

A função das baratas na natureza é a decomposição: elas comem corpos de animais mortos e reduzem as chances de contaminação. Moscas são polinizadoras naturais e não haveria vegetação sem elas. As formigas garantem o crescimento das plantas e também combatem diversos outros insetos, mantendo as populações sob controle. Mas pulgas e carrapatos poderiam simplesmente desaparecer, já que a sua única função é sugar sangue.

Quando elas surgem aos bandos, “chamadas” pelo açucareiro esquecido aberto ou pelo prato com restos de comida deixado na pia, acabam se tornando verdadeiras pragas domésticas. O problema não é apenas estético, nem o desperdício de alimento, mas principalmente de saúde.
Nossas companheiras são naturalmente exploradoras, andam por todos os lugares, inclusive por redes de esgoto, fezes de animais, lixões, etc. Elas podem carregar vírus, fungos e bactérias em suas antenas, patas e asas e contaminar objetos em nossas casas.

A solução mais adotada pelos brasileiros para o combate das pragas urbanas é o uso de inseticidas – os populares sprays encontrados em supermercados (para evitar riscos, é preciso seguir as orientações do fabricante) ou, no caso de infestações mais graves, a contratação de uma dedetizadora. No entanto, com a possível exceção das baratas (nossas maiores inimigas) é possível controlar – ou expulsar – estes visitantes com algumas providências simples. Confira as dicas.

Dicas naturais

Não é preciso adquirir armadilhas e inseticidas para afastar as pragas domésticas, o que é um alívio para aqueles dotados de uma consciência ecológica mais exacerbada e não querem simplesmente exterminar os insetos de nossas residências e escritórios.

Alguns aromas são muito desagradáveis para as moscas. Um limão partido ao meio, espetado com cravos-da-índia, é o suficiente para que elas batam em retirada de um ambiente. O limão deve ficar boiando em água e trocado diariamente.

dicas-para-se-livrar-das-pragas-domesticas

Plantas ajudam na decoração e algumas delas possuem substâncias capazes de afastar insetos. É o caso, por exemplo, da citronela, da arruda e do eucalipto. Na impossibilidade de manter um vaso, é possível adquirir ramos destas espécies em lojas de ervas, sachês perfumados ou óleos, que podem ser pingados em bolinhas de cerâmica.

Traças e formigas odeiam pimenta do reino, alho e, mais uma vez, o cravo-da-índia. Para 100 gramas destes itens, deve ser acrescentado um litro de água fria (os dentes de alho devem ser descascados e imersos inteiros). Depois de dois dias, basta coar e aplicar a mistura nas portas do guarda-roupa e nas entradas dos formigueiros.

Sachês com pimenta-do-reino, alho em flocos e cravos-da-índia, sem adição de nenhum outro item, podem ser colocados nas portas do gabinete da pia e dos armários de mantimentos e de roupas. Caso uma peça seja encontrada por traças, o ideal é colocá-la em um saco plástico e mantê-la no congelador por ao menos um dia. A tentativa de arrancar as traças vivas faz com que elas contraiam as patas e isto pode provocar esgarçamentos, fios puxados, etc.

Os pernilongos atrapalham não apenas pelas picadas, mas também pelos zumbidos irritantes e constantes. O verão é a época de reprodução da maioria das espécies nativas do Brasil. Uma solução para espantá-los e misturar 100 mililitros de álcool com alguns cravos-da-índia para afastar estes insetos voadores indesejados. O efeito tem curta duração (apenas algumas horas), mas é útil para garantir uma noite de sono tranquilo.

As baratas, porém, são mais duras na queda. Elas aprenderam a conviver com os homens há milênios e já descobriu muitas formas de defesa para não perder a extraordinária fonte de alimentação. Folhas de louro nas gavetas e prateleiras da cozinha, no entanto, ajudam a mantê-las a alguma distância, o mesmo efeito das bolinhas de naftalina. O problema, aqui, é o cheiro forte.

Casas com animais

A erva-de-santa-maria é bem conhecida no interior do país. Suas folhas contêm substâncias que irritam formigas, pulgas e carrapatos: basta espalhá-las pelo chão e deixar que façam o seu trabalho. Os cães e gatos podem ser banhados com água e folhas da erva. É só fazer uma infusão de dez folhas em um litro d’água. A solução pode ser usada também para borrifar os animais de estimação e os ambientes da casa. Em locais úmidos ou frios, a solução é deixar folhas da erva embaixo do colchão, almofadas dos sofás, etc.

Para os habitantes das grandes cidades, onde fica mais difícil encontrar a planta in natura, recomenda-se procurá-la em lojas de ervas ou adquirir produtos com a planta em sua composição. Combinações de óleo de nem, erva-de-santa-maria e citronela nos xampus e sabonetes dos pets também ajudam a reduzir as infestações, mas é preciso lembrar que as pragas não estão nos animais, mas no ambiente.

Uma solução natural mais fácil de ser encontrada é o capim-limão (ou erva-cidreira). A receita é a seguinte: esmague folhas e talos desta erva até obter um caldo esverdeado. Acrescente 100 mililitros de álcool e deixe descansar por 24 horas. Adicione um litro de água e duas colheres (sopa) de sal, misture vigorosamente e borrife os pets. Em um dia, pulgas e carrapatos estarão mortos. O efeito residual da mistura é bastante longo; a aplicação pode ser feita a cada 15 dias.

Dicas finais

Para evitar moscas, fixe mosquiteiros nos berços e telas nas janelas de casa. É difícil mantê-las fechadas nos dias quentes do verão. Mantenha terraços, varandas e quintais sempre limpos e sem acúmulo de água. Fezes de cães devem ser recolhidas rapidamente e a caixinha de areia dos gatos, peneirada várias vezes por dia.

Os latões de lixo devem ficar bem fechados e os sacos, colocados bem fechados apenas no momento em que o caminhão de recolhimento passa na rua. No banheiro, não deixe o cestinho aberto e evite deixar o papel higiênico usado por muito tempo. Além das moscas, formigas costumam passear por estes resíduos e levar microrganismos daninhos para todos os ambientes da casa.

Para evitar formigas, é preciso identificar quaisquer frestas nas paredes externas e vedá-las com cimento, silicone e mesmo sabão em barra. Estes insetos conseguem criar formigueiros nestas frestas. Caso elas estejam entrando pelas tomadas – o que significa que já desenvolveram longos trajetos de coleta através dos dutos de eletricidade e telefonia – passe uma camada fina de talco: as formigas respiram pela pele e o pó serve para asfixiá-las.

No caso das famosas baratas, elas são as mais difíceis pragas domésticas. Algumas dicas, no entanto, ao menos ajudam a amenizar o problema. No momento de empacotar compras, não use caixas de papelão: os insetos costumam depositar seus ovos e também se escondem nas dobras das embalagens. Nunca faça refeições (mesmo que sejam lanches rápidos) sentado em sofás e poltronas sem um prato que possa recolher as migalhas, nem deixe pratos sujos na pia de um dia para outro: eles são um verdadeiro banquete para elas.