Dicas para saltar de paraquedas

Saltar de paraquedas é um esporte que requer coragem e preparo físico e psicológico. Apesar de ser uma experiência incrível e cada salto parece ser o único, nem todos estão preparados para esta aventura. Veja algumas dicas para aproveitar este momento inesquecível da melhor maneira possível.

As dúvidas de quem decide saltar de paraquedas são muitas. Dá frio na barriga? Dá vertigem? Qual é o risco de o equipamento não abrir? O melhor a fazer é ir a um clube de paraquedismo e perguntar tudo o que vier à sua cabeça. Mas antes, confira em sites se o clube é confiável e o treinamento é eficaz. Todo clube deve ser filiado à Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Em geral, quando se quer experimentar apenas por diversão, o primeiro salto é duplo (o tandem jump): você deixa o avião acompanhado por um paraquedista experiente, que é quem comanda a saída do avião, a queda e a aterrissagem. Você só precisa aproveitar a experiência, sem se preocupar com nada. Os custos variam entre 300 e 600 reais, dependendo do local.

O paraquedismo é um esporte seguro e a maioria dos riscos está relacionada ao uso inadequado dos equipamentos. Todo salto é feito com dois paraquedas e a chance de nenhum deles funcionar é quase zero. Mas a probabilidade existe, e você deve estar ciente disto, e talvez a paixão pelo esporte esteja relacionada também ao risco.

Se decidir tornar-se um paraquedista, siga à risca todas as dicas do instrutor durante o treinamento. O preparo psicológico praticamente anula todos os efeitos colaterais do salto, como enjoos e tonturas.

Nesta fase de treinamento, visite um túnel de vento, para simular a sensação. No dia anterior ao do salto, não beba. Tenha uma boa noite de sono e tome um café da manhã leve. Leve protetores auriculares, porque os aviões usados no esporte não são pressurizados e o ruído das turbinas (ou hélices) pode ser ensurdecedor.

Faça vários saltos, para ver se o paraquedismo é realmente o esporte ideal para você. Quando estiver em queda, aproveite a experiência ao máximo: sinta a flutuação, o vento no rosto, curta a paisagem. Só então, se concluir que o paraquedismo é mesmo a sua praia, comece a pensar na compra de equipamentos próprios.

Um ponto importante: quem pratica paraquedismo não pula, salta. Paraquedistas não se cansam de dizer que quem pula é sapo.