Dicas para prevenir o câncer

É o Instituto Nacional do Câncer quem afirma: a principal dica para prevenir o câncer é parar de fumar – ou melhor, nunca começar. Em 2012, 37% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil estavam relacionados ao tabagismo. Estudos indicam que o fumo reduz em até seis anos a expectativa de vida. Apenas 10% dos cânceres de pulmão não estão relacionados ao vício.

A alimentação saudável reduz as chances de câncer em ao menos 40%. É preciso eliminar carnes gordurosas e a gordura vegetal hidrogenada, diminuir o consumo de gorduras vegetais saturadas e enriquecer a dieta com verduras, frutas, legumes e azeite. Os pais devem acostumar as crianças a consumir alimentos adequados desde pequenos, já que este hábito se prolonga por toda a vida.

Bebidas alcoólicas devem ser eliminadas ou reduzidas. Homens devem se limitar a duas doses diárias, enquanto o consumo máximo permitido para as mulheres é de apenas uma dose, em função das diferenças de metabolismo entre os sexos. Na gravidez e lactação, o álcool é totalmente contraindicado.

Azia, má digestão e dores abdominais frequentes podem indicar a presença de um tumor no estômago. O médico deve ser consultado para avaliar a necessidade da realização de uma endoscopia. Já quem tem refluxo esofágico (estudos indicam que é o caso de20 milhões de brasileiros) também precisa procurar um especialista.

Os homens devem consultar o médico sobre a necessidade de dar início à prevenção do câncer de próstata aos 45 anos. Quem tem histórico familiar da doença surgida antes dos 60 anos (especialmente pai e irmãos) precisa fazer os exames a partir dos 40 anos. O autoexame dos testículos pode ser feito durante o banho, para verificar eventuais alterações.

A partir dos 40 anos, as mulheres devem se submeter a exames clínicos das mamas. Ao atingir 50, as mamografias devem ser realizadas a cada dois anos. Quem tem casos de câncer de mama na família ou teve câncer no ovário ou em uma das mamas deve começar os exames aos 35 anos e repeti-los anualmente.

As mulheres, entre 25 e 65 anos, precisam realizar o exame ginecológico preventivo. Após dois resultados normais, com distância de 12 meses, o preventivo pode ser feito a cada três anos, de acordo com as orientações médicas. O câncer de colo do útero, que é transmitido por um vírus, é facilmente evitável com o uso de preservativos nas relações sexuais. É importante lembrar que a higiene íntima diária previne contra várias doenças.

O câncer afeta três vezes mais as mulheres. Pode ser identificado com a presença de nódulos tireoidianos, inchaço nos gânglios linfáticos (na região do pescoço) e rouquidão.

Anualmente, deve ser realizado o exame de sangue oculto nas fezes em pessoas com 50 anos ou mais. Este é um exame de rotina, realizado nos check-ups preventivos, e revela o estado do funcionamento dos intestinos. O câncer intestinal, diagnosticado precocemente, apresenta 95% de chances de cura.

Os sedentários precisam se mexer. Inicialmente, 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por dia, são suficientes. Os exercícios regulam as atividades metabólicas do organismo, aumentam a sensação de bem-estar e podem auxiliar no diagnóstico de doenças, revelando sintomas que são mascarados pela inatividade.

No entanto, os treinos não devem ser realizados no período de maior incidência dos raios ultravioleta, entre 10h e 16h. A radiação provoca câncer de pele. Mesmo em outros horários, é preciso usar óculos escuros e aplicar protetor ou bloqueador antes de se expor ao Sol. Quem trabalha ao ar livre precisa usar camisa de mangas compridas, luvas e chapéu de abas largas.

A escovação dos dentes deve ser feita após todas as refeições e as consultas ao dentista, realizadas ao menos uma vez por ano. A presença de feridas nos lábios que não cicatrizam (por ao menos duas semanas), manchas avermelhadas ou brancas, dificuldades para falar ou mastigar e emagrecimento rápido podem ser sinais de câncer na boca.

O câncer assusta muito gente, mas o diagnóstico precoce permite o tratamento eficaz na maioria dos casos, garantindo saúde e qualidade de vida para o paciente.