Dicas para evitar o desperdício de água

O fato de a Terra ser composta basicamente por água (três quartos do planeta são oceanos) não significa que ela seja infinita. Pelo contrário. Nosso planeta pode ser azul se visto do espaço, mas de toda essa água apenas 1% está disponível para o consumo humano – 97% é água salgada e os outros 2% são geleiras.

Assim, é importantíssimo darmos o devido valor a este bem fundamental à vida. Aqui vão algumas dicas práticas para serem incorporadas à sua prática diária, que ajudam a evitar o desperdício.

Calçadas: este é o mandamento principal. Jamais lave a calçada de sua rua com água, a menos que seja impossível remover as sujeiras de outro modo. Em geral, as pessoas substituem uma boa varrida pela mangueira por pura preguiça. Se for para tirar folhas secas, bitucas de cigarro ou outros tipos de lixo seco, prefira sempre a vassoura. Utilizar a água por preguiça é uma das formas mais simplórias de desperdiçá-la. Em 15 minutos, é possível jogar fora cerca de 300 litros de água (o equivalente a 150 garrafas de dois litros).

Higiene pessoal: ao escovar os dentes ou fazer a barba, desligue a torneira.

Banho: se na sua região não faz tanto frio, procure evitar deixar o chuveiro ligado durante todo o banho. Molhe-se, desligue o chuveiro, ensaboe-se e ligue-o de novo para remover o sabão. Você pode economizar até 40 litros de água se mantiver o chuveiro ligado durante apenas cinco dos 15 minutos de banho. Se for impossível manter o chuveiro desligado, procure não demorar muito no banho.

Louça: passe um papel-toalha no prato para remover a sujeira em vez de tirá-la com um jato de água. Depois disso, passe a esponja com detergente e só depois enxague. Se for usar a máquina de lavar louças, procura ocupar toda a sua capacidade antes de ligá-la (o mesmo vale para a máquina de lavar roupas). Assim você economiza água e sabão.

Jardim: molhe as plantas em dias quentes. Fora isso, se não chover, de três em três dias. Há espécies que se adaptam melhor à seca e podem ser uma boa opção para economizar água. O melhor horário para regar a planta é sempre no fim da tarde. Assim, ela absorve melhor a água e não precisará ser hidratada novamente tão cedo. Se for uma horta pequena, prefira o regador à mangueira.

Cozinha: se for utilizar água para preparar um prato, procure sempre medir a quantidade necessária para que ele fique do agrado. Assim, se evita que sobre água – seu destino, normalmente, é ser jogada fora.

Vazamentos: esteja sempre atento aos vazamentos em sua casa ou prédio. Uma boa forma de saber se eles existem é pelo relógio medidor. Desligue todas as torneiras de sua casa e verifique. Se o relógio seguir em movimento, pode estar havendo um vazamento.

Vaso sanitário: vasos mais modernos vêm com botões diferentes para o “número 1” e o “número 2”. É uma boa maneira de evitar o desperdício de água. Uma descarga desnecessária pode desperdiçar até 10 litros de água – duas descargas desnecessárias são equivalentes à quantidade de água do galão que mata a sua sede no escritório.