Dicas para escolher uma academia

Os benefícios dos treinamentos físicos são conhecidos por todos. Todas as funções vitais são beneficiadas, ocorre um aumento da sensação de bem estar e a prática coletiva permite estabelecer novos laços de amizade. Muita gente, no entanto, não encontra a motivação necessária para escolher uma academia – e frequentá-la com regularidade. As justificativas são as mais diversas: falta de tempo, cansaço, distância, etc.

A academia é um lugar onde o atleta deve se sentir bem, afinal, é um local de promoção da saúde física e mental. Por isto, é importante que ela esteja perto de você.

Escolha uma academia próxima ao trabalho, da escola ou de casa, para evitar a preguiça na hora de se deslocar para os exercícios e também o desperdício de tempo.
Não se envergonhe por estar fora de forma, muito magro, barrigudo ou com sobrepeso. Quem decide frequentar uma academia está justamente à procura de um “shape”

melhor, maior resistência cardiorrespiratória, para se sentir bem consigo mesmo. Provavelmente, você passará apenas uma hora, algumas vezes por semana, no local dos treinos. Além disto, em pouco tempo, já poderão ser observados os primeiros efeitos das atividades.

A maioria das academias oferece pacotes de aulas por períodos fechados. No caso de faltas, geralmente o valor pago não é restituído. Portanto, especialmente nos

locais mais frios, se você optar por treinar de manhã, nada de se render a “mais uns minutinhos” debaixo do edredom. É um desperdício, mesmo para quem tem dinheiro sobrando.

Visite o local antes de se matricular. Não se impressione com a sofisticação dos ambientes. Às vezes, uma parede decorada com luzes e cores cítricas pode provocar distração e mesmo irritação durante os treinos. O importante é verificar os equipamentos e conversar com os educadores físicos, que devem ser registrados no conselho regional de educação física. A profissão só pode ser exercida por graduados em educação física ou esporte. Os estagiários só podem atuar sob supervisão. Se possível, converse com alguns alunos e verifique o nível de satisfação; afinal, você está contratando um serviço, que deve ser prestado a contento.

Certifique-se de que a academia tenha o alvará de funcionamento, registro no CREF e também os horários disponíveis, já que em alguns casos eles podem ser incompatíveis com a sua rotina diária (apesar de muitas academias já adotarem horários bastante flexíveis).

Durante a visita, verifique o número de alunos em atividade. Em salas lotadas, o serviço fica despersonalizado e você pode não receber a atenção necessária para obter os melhores resultados. É impossível para um professor orientar e corrigir os movimentos de mais de dez alunos ao mesmo tempo. Existem horários de pico nas academias: de manhã cedinho, no horário de almoço e logo após as 18h, quando a maioria das pessoas sai do trabalho. Se possível, faça suas aulas em outros momentos do dia.

A existência de um departamento de avaliação física também é importante, porque muitas pessoas aparentemente saudáveis podem ter problemas ocultos de saúde e uma carga inadequada de exercícios pode potencializá-los.

As condições de higiene também são importantes. Cheque o serviço de limpeza nas salas, banheiros e vestiários e também as condições de conservação dos aparelhos e instrumentos.

A segurança do local é fundamental. Os equipamentos devem estar firmes, bem instalados e o piso deve ser tratado com algum material antiderrapante.

As mensalidades e outros custos (como a avaliação médica regular) devem ser compatíveis com os valores praticados no mercado, apesar de existirem academias baratas bem equipadas e supervisionadas. Verifique outras opções na vizinhança. E, no momento de formalizar a matrícula, solicite um contrato especificando as atividades que serão oferecidas, horários de aulas, mensalidades e multas por atraso. Além disto, a proposta deve vir ao encontro de seus objetivos: perder peso ou gordura localizada, ganhar massa muscular, esculpir o corpo. Peça um planejamento.

Uma boa dica é prestar atenção na recepção. O atendimento deve ser correto e as informações, exaustivamente detalhadas. Se os proprietários não capacitam seus atendentes, provavelmente também descuidam na contratação do pessoal técnico (professores e instrutores).

Por fim, nem mesmo a melhor academia de ginástica do mundo é capaz de fazer milagres. Assiduidade e dedicação são fundamentais para garantir a boa forma física.