Depressão – uma doença mundial

A correria do dia a dia, a rotina, os problemas familiares ou financeiros, estresse e ansiedade provocam cada vez mais problemas de depressão. Em 2011, foi divulgado um estudo que comprovou que a depressão atinge cada vez mais pessoas no mundo todo.

O Brasil foi um dos países que participou da pesquisa e os números comprovaram que cada vez mais os brasileiros estão sendo afetados por esta doença.
Infelizmente, a sociedade ainda trata a depressão como uma frescura, preguiça ou pirraça. Mas a doença é grave e segundo os especialistas é uma disfunção que afeta pensamento, sentimentos, a saúde e o comportamento. Tanto o paciente que está com depressão como os familiares devem tratar como doença, pois ela pode sim levar a morte.

O primeiro passo é saber diagnosticar a depressão, o ideal é que ao desconfiar dos sintomas a pessoa vá ao médico. Esta é uma doença que tem muitas facetas por isso pode enganar o paciente e familiares.

Os sintomas mais comuns da depressão são: alteração no apetite, alteração no sono, perca de interesse geral, desinteresse sexual, dificuldade de concentração, baixa autoestima, pensar sobre à morte, ansiedade, movimentos repetitivos e paralisia geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as pessoas que tenham 5 destes sintomas já são consideradas com depressão grave.

A causa da depressão pode ser diversa, depende muito da fase que a pessoa está passando. O mais comum é perda de um ente querido, perda do emprego, problemas financeiros, fim de um relacionamento, problemas com peso, entre tantos outros.

É muito importante que a família esteja sempre por perto e observando a pessoa que passa por um problema mais grave. O diagnóstico antecipado de uma possível depressão ajudará e muito a combatê-la.