Curiosidades sobre o significado das palavras

Quantas palavras falamos diariamente? Dizem a más línguas que a mulheres falam o triplo dos homens…será? Bom, o que se sabe é que todas as palavras que proferimos, tem uma história, uma origem e também muitas curiosidades interessantes e algumas até bem engraçadas.

A Etimologia, é o estudo do significado das palavras. Tudo oque falamos e escrevemos tem um significado. As palavras poder ser criadas a partir de algum acontecimento como por exemplo a palavra amor que significa um sentimento forte por algo ou alguém. Neste artigo, veremos mais algumas curiosidades sobre o significado de algumas palavras e conhecer um pouco mais sobre elas.

Palavras estranhas, significados comuns

Você já deve ter ouvido a palavra biltre certo? É, provavelmente se sim, você deve ter acima de 80 anos. Pode ser que a palavra Onicofagia lhe seja algo mais familiar…não? Alguém já te chamou de sandeu? Pois é, essas palavras estranhas, significam coisas bem simples como biltre é o mesmo que idiota, e era um xingamento comum até meados da década de 70. A onicofagia é o vício de roer as unhas e sandeu é o mesmo que tolo, igual ao biltre.

Interessante como existem tantas palavras estranhas e que soam até como uma ofensa ou algo com segundas intenções, e por isso é tão importante termos conhecimento de seus significados, para não ficarmos achando uma coisa, quando é outra bem diferente.

Palavras que mudaram de significado através do tempo

Muitas palavras que falamos hoje largamente, não tinham o mesmo significado que damos hoje, a algumas décadas atrás. Como foi dito acima sobre o biltre, chamar alguém assim hoje poderá provocar risadas, ao invés de raiva. Por exemplo, a palavra sofisticado hoje, significa chique, algo luxuoso, fino, porém se formos atrás do seu significado real, do início, veremos que sofisticado é por verbo sofisticar que é sinônimo de sofismar, que significa fraude, adulteração!

Quem poderia imaginar isso?

Outro exemplo interessante é a palavra formidável que tem por significado atual como algo lindo, esplêndido, encantador, sublime, mas no início do século, formidável era sinônimo de pavor, assustador e até algo diabólico! A palavra relevar que hoje para nós significa algo que devemos deixar passar, esquecer, tem por significado real salientar, dar destaque, ou seja, quase que um antônimo.

É muito importante saber o significado das palavras, principalmente se você está estudando muito, lendo um livro ou escrevendo algo. Ter sempre um dicionário por companheiro, pode ser mais divertido e incrível do que você imagina.