Como publicar um livro?

O mercado editorial é o responsável por publicar textos, seja em jornais, revistas, livros ou outras formas de comunicação. Muitas editoras preferem se focar apenas na publicação de livros, e selecionam textos e autores nos quais acreditem, seja pela qualidade do texto, seja pelo potencial de vendas da obra.

Se você é um escritor amador, que nunca foi publicado, mas acredita em seu trabalho e gostaria de ver seus livros à venda nas livrarias, ou integrando estantes de bibliotecas, o primeiro passo é tentar encontrar um editor que leiam o seu texto.

Para fazer isso, você deve entrar em contato com editoras, pode ser as grandes e consagradas, ou editoras menores e novas no mercado (as novas provavelmente estão em busca de novos autores, as grandes geralmente já tem um cast de autores e um planejamento dos livros que irão publicar). Um boa dica é analisar a linha editoral das editoras que você pesquisar e ver com qual delas o seu livro mais se encaixa. Existem inúmeros gêneros de textos, como romances, poesia, contos, crônicas, ficção, não-ficção, autoajuda… os livros podem ser voltados ao público adulto, juvenil, infanto juvenil, infantil… o ideal é você ter em mente em qual dessas características o seu livro se enquadra e oferecê-lo para uma editora que costuma publicar livros com essas características.

Após selecionar as editoras, você deve mandar um arquivo do seu livro. Algumas aceitam receber esse arquivo por email, outras pedem para que ele seja mandando impresso. O livro pode ser escrito, inicialmente, em editores de textos simples, como o Word. Esse arquivo que os autores mandam para o editor ler e avaliar costuma ser chamado de “original”. Após receber o original, a editora irá estipular um tempo durante o qual fará a leitura e a avaliação da obra, para depois dar a resposta ao autor, informando se irá ou não publicar o livro.

Se o livro for aceito, a editora começará a trabalhar o arquivo, que será diagramado, revisado, se necessário, será ilustrado, para por fim ser finalizado, impresso e posto à venda. É comum que as editoras façam uma cerimônia de lançamento do livro em livrarias, espaços culturais, universidades, tudo de acordo com o público leitor, para que o livro comece a ficar conhecido pelas pessoas.

Antes de lançar o livro, as editoras fazem um contrato com os autores, no qual se estabelece todos os direitos legais sobre a obra e também a forma como o autor receberá pela publicação (geralmente o autor recebe uma porcentagem do valor de cada livro vendido).

Quem quiser, pode também lançar o livro de forma independente, o próprio autor faz todo o processo que ficaria ao encargo da editora, como diagramar o livro, cadastrá-lo na Biblioteca Nacional e na Câmara Brasileira do Livro, pagar as taxas de publicação e impressão e correr atrás de lugares onde possa ser vendido.

Existem na internet alguns sites que apoiam os autores independentes, seja pondo a venda os livros já prontos, seja ajudando no processo de produção do livro. Essa pode ser uma alternativa se nenhuma editora aceitar o seu trabalho. Outra alternativa é participar de concursos literários. Muitos desses concursos oferecem como prêmio a publicação de uma certa quantidade de livros dos originais vencedores, alguns livros saem como coletânea (ou seja, um livro com textos de vários autores – geralmente isso acontece com gêneros como poesia, crônica e contos), outros são um livro mesmo, para gêneros como romance, ficção, não-ficção. Além de serem publicados, os vencedores de concursos literários podem ganhar também prêmios em dinheiro.