Como prever o tempo olhando para o céu

Para prever o tempo olhando para o céu, é preciso antes aprender sobre os tipos de nuvens e o que cada uma representa. As nuvens têm formatos diferentes porque a umidade, a temperatura e a circulação do ar são fatores mutáveis que definem sua forma.

O termo “clima” é usado para definir temperaturas a longo período. Sendo assim, o certo é falar sobre “tempo” quando o assunto é a temperatura em um dia ou nos próximos.

Olha pro céu meu amor

Uma certeza de tempo bom é quando o céu está com um tom vermelho e nevoeiro logo pela manhã.

A nuvem cumulus tem formado que se faz em desenhos, com a base reta e a parte de cima com contornos arredondados. Esse tipo de nuvem duro pouco tempo, cerca de dez minutos antes de se desfazer ou aumentar de tamanho. Aparece quando o tempo está aberto.

A altostratus é bem fina, como se fosse apenas pincelada de leve no céu. De manhã quase não é percebida, mas no nascer e no pôr do sol ganha tons rosa, vermelhos ou alaranjados.

A cumulonimbus é a maior nuvem entre todos os tipos e indica tempestade, podendo conter granizo e raios. Ela traz rajadas de vento forte e até mesmo tornados. Seus tons podem variar de branco a cinza-escuro. Crescendo rapidamente, é originada da cumulus, quando esta recebe calor e umidade em excesso.

A altocumulus tem formato de “pedaços de algodão”. Na maioria das vezes é pequena e junta-se a outras nuvens do mesmo tipo, sem se misturar, podendo formar uma camada bem grande no céu. Ela também indica que o tempo vai esfriar.

No caso de locais perto da praia, é possível prever o tempo através das ondas. Quando elas chegam até a praia e são muito grandes, é bom preparar-se para um tempo ruim.