Como funciona um cartão de crédito

Conheça um pouco mais como funciona um cartão de crédito.

Dizem as más línguas que toda mulher em fase de depressão, logo melhora quando um cartão de crédito é colocado em suas mãos… principalmente se não for seu mas do marido! Mas brincadeiras a parte, o cartão de crédito veio para facilitar nossas vidas e dar também um pouco mais de segurança, já que andar com dinheiro vivo hoje e dia está cada vez mais perigoso.

Mas além de ter que saber usar esse cartãozinho mágico, você sabe exatamente como é seu funcionamento? Veja como funciona um cartão de crédito e use-o por aí mas, com muita cautela!

Feito para durar 3 anos

Os cartões de crédito que você leva na carteira são feitos em pvc e tem até 3 anos de validade e depois deve ser trocado, coisa que os bancos já fazem sem mesmo você perceber…tudo para você continuar a gastar. Os novos cartões de crédito, possuem um sistema com chip com dados criptografados para dificultar o roubo de informações como senhas e seu dinheiro.

Segurança “quase” total

Como já foi citado acima, os cartões de crédito atuais no Brasil possuem sistema com chip com dados criptografados para dificultar o roubo do seu dinheiro, mas além dessa sistema, ainda há a tarja negra que fica na parte de trás do cartão de crédito que possui 3 linhas magnetizadas e que só é interpretada por um leitor de cartão.

Cada número tem uma função

Sabe aqueles números variados que ficam na frente do cartão? Cada um tem um significado. Eles significam isso:

· O número 1 significa os setores da indústria;
· O número 2 as empresas aéreas;
· O número 3 empresas áreas industriais;
· Número 4,5 e 6 as instituições bancárias;
· O 7 as empresas de petróleo;
· 8 telecomunicações;
· O 9 são empresas nacionais.

Pagamento na hora para a loja

Quando você compra produtos e serviços com cartão de crédito, o pagamento é feito no ato para a loja, porém você só vai pagar no mês posterior. Caso você atrase alguma parcela, os juros desse período de atraso é contabilizado e você acaba pagando o valor com mais multa e taxas bancárias. Nesse momento é que a operadora do cartão sai ganhando.

Outra maneira das operadoras do cartão e dos bancos ganharem dinheiro é através da anuidade e do pagamento mínimo. Sempre pague o valor total para não haver custos extras no mês seguinte.