Como construir uma casa hobbit no quintal

De acordo com a descrição em “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, obras literárias produzidas entre 1937 e 1949 pelo escritor inglês, transformadas em trilogias cinematográficas nos anos 2000, nos estúdios da Metro Goldwin Mayer (EUA). Agora, um britânico decidiu criar uma casa inspirada nos modelos criados pelos hobbits.

Ashley Yates, de 30 anos, mora em Bedford, no centro-sul da Grã-Bretanha. Trata-se de um especialista em construção civil, grande demais para ser um hobbit – e sem os grandes pés e mãos característicos do personagem. Mesmo assim, ele decidiu criar uma casa hobbit no próprio quintal (na verdade, uma toca ou “buraco hobbit”). A empreitada consumiu mais de um ano de trabalho.

A construção da casa hobbit

A inspiração surgiu quando uma velha árvore finalmente cedeu à idade e finalmente tombou na propriedade. O buraco deixado pelas raízes, de acordo com Yates, mostrou-se ideal para a construção de uma casa hobbit.

Um dos principais desafios enfrentado pelo construtor foi resolver o problema dos vazamentos e infiltrações. Afinal, uma casa subterrânea está sujeita à invasão das águas pluviais e de mananciais presentes no terreno.

Yates resolveu o obstáculo forrando toda a estrutura com madeira maciça. Além disto, todas as paredes e pisos foram revestidas como materiais resistentes à água, como ferro ondulado, e todos os painéis foram soldados de cima para baixo, finalizados em uma base de concreto impermeabilizado.

As etapas da construção

1) Uma casa hobbit moderna sempre começa desta forma: cavando um buraco fundo o suficiente para que um adulto possa permanecer em pé no seu interior.

casa-hobbit-quintal-1

2) A construção de um telhado reforçado é fundamental para sustentar as plantas que se desenvolverão sobre a casa hobbit (e, no caso do hemisfério norte, também para suportar as camadas de neve depositadas durante o inverno).

casa-hobbit-quintal-2

casa-hobbit-quintal-3

3) A impermeabilização é um ponto crucial do projeto. Vale lembrar que os hobbits preferiam viver em terrenos planos, especialmente junto a rios. São áreas facilmente alagáveis e inundáveis.

casa-hobbit-quintal-5

4) Uma vez finalizada, a casa hobbit é coberta com placas de grama. Depois disto, chega o momento do design de interiores, com especial cuidado para a ventilação dos ambientes.

casa-hobbit-quintal-4

casa-hobbit-quintal-6

casa-hobbit-quintal-7

casa-hobbit-quintal-8

casa-hobbit-quintal-9

5) Um toque especial para a casa hobbit: uma estante de livros, para acomodar todas as obras de J. R. R. Tolkien.

casa-hobbit-quintal-10

6) Com a casa finalizada, basta esperar que um hobbit venha habitá-la – ou curtir o novo espaço, que certamente faz sucesso entre os visitantes.

casa-hobbit-quintal-11

casa-hobbit-quintal-12

Nem tudo são flores

Uma casa hobbit, no entanto, pode sofrer com a ação das autoridades públicas, no que se refere à legalidade da obra. Em 2013, o casal Charlie Haia e Megan Willians, residente no País de Gales, sofreu a interdição da sua casa hobbit.

O jovem par viveu durante quatro anos em um trailer, até que Megan descobriu a gravidez do primeiro filho. Para dar um lar para o herdeiro, Charlie e Megan, com apoio dos amigos, conseguiram construir uma casa de um cômodo no terreno dos pais de Megan.

casa-hobbit-quintal-13

Feita com madeira, palha (um excelente isolante térmico) e pedra, material de construção recolhido na região, a casa hobbit custou 15 mil libras esterlinas, valor considerado baixo para os padrões britânicos. No entanto, pouco depois da mudança da família, a prefeitura de Glandwr pediu oficialmente o embargo e demolição da obra.

A alegação: a casa foi feita sem autorização e é “prejudicial ao caráter rural da cidade; há uma diferença entre casas de baixo impacto e matadouros surgindo sem permissão”. O caso ainda não foi resolvido pela justiça. Parece que criatividade e originalidade ficaram perdidos nos tempos da Terra Média.