Como calcular a data do Carnaval?

Aprenda como calcular a data do Carnaval.

Com exceção do Natal, todos os grandes feriados eclesiásticos – Ascensão, Pentecostes e Corpus Christi – não têm data fixa: elas ocorrem de acordo com o Dia de Páscoa, que ocorre sempre no domingo após a primeira lua cheia da primavera (ou do outono, no hemisfério sul). No entanto, a Páscoa não pode ocorrer antes de 22 de março, nem depois de 25 de abril. Assim, se o cálculo ultrapassar este período, a Páscoa é fixada no domingo anterior. O Carnaval é uma festa pagã que a Igreja Católica absorveu, na tentativa de minimizar os excessos e também ganhar novos fiéis. O cálculo da data do Carnaval é simples: a Terça-Feira Gorda sempre cai 47 dias antes da Páscoa.

O motivo da Páscoa ser uma data móvel é que ela foi tomada de empréstimo aos judeus, que comemoram na sua Páscoa (Pessach, palavra hebraica que significa ”passagem”) a saída dos hebreus do cativeiro egípcios, quando foram conduzidos por Moisés à Terra Prometida – a Palestina.

Jesus reuniu seus discípulos para celebrar sua última Páscoa em Jerusalém. Logo em seguida, foi preso, açoitado e crucificado. De acordo com a tradição, ele ressuscitou no terceiro dia (no domingo) e os primeiros cristãos fixaram este dia como a principal data de reverência ao Deus vivo. No século I, os judeus adotavam o calendário lunissolar, forma de contagem do tempo que leva em conta os movimentos aparentes do Sol e da Lua.

No calendário judaico, os meses têm entre 353 e 355 dias e, a cada 19 anos, sete deles contam com um mês extra de 29 dias, para que sua principal festa religiosa – o Pessach – caia sempre no início da primavera, que simboliza o reinício da vida, especialmente no hemisfério norte, onde os invernos são mais rigorosos.

A adoção do calendário eclesiástico foi definida no primeiro Concílio de Niceia (atual Iznik, na Turquia), uma reunião de bispos católicos que ocorreu em 325. Neste mesmo encontro, foram definidos importantes para a organização da igreja: a natureza de Jesus, ao mesmo tempo divina e humana, a criação da primeira parte do Credo (rezado até hoje nas missas) e a promulgação da lei canônica.

O concílio foi convocado pelo imperador romano Constantino I, convertido à fé cristã, que estava empenhado em obter um consenso entre as interpretações das diversas igrejas espalhadas ao longo do mar Mediterrâneo. Roma adotava um calendário semelhante ao atual desde o século I (o calendário juliano), mas o imperador aquiesceu em manter a data da Páscoa de acordo com o calendário judaico (os judeus, a esta época, já haviam sido dispersos; no ano 70, os romanos destruíram Jerusalém e as principais cidades da Palestina).

O Carnaval foi criado pelos gregos 500 anos antes de Cristo: era um festival de procissões em homenagem a Dioniso, o deus do vinho. A comemoração se espalhou entre diversos povos europeus e a Igreja viu na data uma forma de disciplinar suas comunidades. Ao fixar o Carnaval 47 dias antes da ressurreição de Jesus (sempre de acordo com a tradição), o clero implantou a Quaresma, período de 40 dias marcado por mortificações, jejuns e preces em homenagem a Deus.

Assim, o dia principal da festa popular marca o encerramento dos “dias gordos”. Durante a Quaresma, os cristãos devem comer com moderação e evitar a carne: portanto, até a Terça-Feira Gorda, a “carne vale”, expressão que deu origem à palavra “carnaval”.

Uma curiosidade: o dia da Ascensão sempre acontece 39 dias depois da Páscoa; o Pentecostes, 49 dias; o Corpus Christi, 60 dias depois.

Datas do Carnaval até 2020:

Carnaval 2014 – 04 março

Carnaval 2015 – 17 fevereiro

Carnaval 2016 – 09 fevereiro

Carnaval 2017 – 28 fevereiro

Carnaval 2018 – 13 fevereiro

Carnaval 2019 – 05 março

Carnaval 2020 – 25 fevereiro