Borboletas bebem lágrimas de tartaruga para obter nutrientes

Phil Torres, investigador do centro de pesquisas de Tambopata, no Perú, explica que as tartarugas conseguem obter grandes quantidades de sódio graças a sua dieta essencialmente carnívora. Para os animais herbívoros, a obtenção dessa substância essencial para sua sobrevivência e desenvolvimento é muito mais difícil.

borboletas-bebem-lagrimas-de-tartaruga-para-obter-nutrientes

Esse é um dos motivos que fazem com que as borboletas busquem incessantemente beber as lágrimas das tartarugas do Amazonas, no Peru. Os pesquisadores também acreditam que as lágrimas possam ter outros nutrientes ainda desconhecidos que enriqueçam a dieta desses insetos.

Segundo Torres, seria necessário fazer estudos com os olhos das tartarugas para entender o que faz com que eles atraiam os bichinhos até eles, já que esse fenômeno ainda não foi observado em nenhuma outra parte do planeta e com nenhuma outra espécie.

O que mais intriga outro investigador é o fato de que as borboletas (assim como outros insetos voadores, como as abelhas, que também tem as tartarugas como fonte de sódio) poderiam encontrar o sódio de que necessitam em outras fontes (que não são muitas na região, mas existem), mas o fazem inexplicavelmente nos olhos da tartarugas – que parecem fartas de terem tanto movimento perto de seu rosto.

“As lágrimas das tartarugas não são a única fonte de tais sais para as borboletas, os insetos também podem facilmente obter o sal na urina animal, nas margens lamacentas dos rios, em poças, roupas suadas e até mesmo no suor das pessoas”, afirma Geoff Gallice, um estudante de pós-graduação de entomologia do Museu da Flórida de História Natural, que presenciou o fenômeno na Amazônia ocidental.

borboletas-bebem-lagrimas-de-tartaruga-para-obter-nutrientes-1

A Floresta Amazônica é uma região que tem muito menos sódio do que outras partes do planeta. Isso porque ela se encontra há mais de mil e seiscentos quilômetros do Oceano Atlântico, fonte primária de sal. E parte das partículas de sódio que se encontram no local é removida pela chuva.

Outra questão que intriga os cientistas é: as borboletas e outros insetos que possuem esse comportamento, ajudam de alguma forma as tartarugas? Que tipo de impacto elas causam nesses animais – se é que causam algum. Torres diz que isso ainda não está claro, mas que pode ser que esses insetos, por obstruírem a visão das tartarugas, as deixem mais vulneráveis ao ataque de alguns predadores.

Veja no vídeo abaixo abelhas que bebem das lágrimas das tartarugas:

O que pode ser algo absolutamente banal no mundo animal é surpreendente aos olhos humanos e cheio de poesia… A natureza é realmente fascinante!