Balneário Camboriú: vale a pena conhecer

Com praias paradisíacas e excelente infraestrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes para todos os bolsos, a maioria situada na orla, Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos do país, distante 90 km da capital Florianópolis. Camboriú é uma palavra tupi que significa “água do robalo”, em função dos grandes cardumes destes peixes, que nadam pelas águas da cidade na época da reprodução.

Camboriú, cujo slogan é “uma cidade bonita por natureza”, foi fundada em 5 de abril de 1884 por colonos portugueses e açorianos, cuja influência marcante é percebida na gastronomia, na arquitetura e nas artes. Um exemplo é a Festa do Divino Espírito Santo, realizada em maio e junho, cuja comitiva visita as casas dos habitantes, levando a bandeira do Divino. É a principal festividade da cidade, que também realiza o Boi de Mamão, um auto cômico que encena a morte e ressurreição de um boi, o Pau de Fitas (ambos são realizados durante o ano todo), o Terno de Reis (entre a véspera do Natal e Seis de Janeiro, Dia de Reis) e a polêmica e proibida Farra do Boi, na Sexta-Feira Santa, em que um boi é perseguido e morto.

Passeios em Camboriú

O teleférico da cidade liga a Barra Sul à praia das Laranjeiras, passando pelo morro da Aguada, uma reserva ecológica que preserva um trecho de mata Atlântica, onde se pode praticar arvorismo, fazer trilhas e descer o morro de trenó, num trecho de 240 metros entre árvores. Os trenós atingem 60 km/h.

O Parque Ecológico está localizado no bairro dos Municípios e oferece belos espécimes da fauna e flora regionais. A entrada é gratuita. O passeio é indicado para quem gosta de trilhas de diferentes níveis de dificuldade.

O Zoológico da Santur (Santa Catarina Turismo) fica em frente à cidade, na Rodovia BR 101, no sentido de quem vai para o sul do país. É um passeio interessante, especialmente para crianças.

Interpraias é um passeio obrigatório. Chega-se no local com o “Vermelhinho” da Expressul, que sai da praia dos Amores o percurso dura uma hora. Apesar de ser um transporte público, o trajeto é um passeio turístico. Chega-se a praias quase intocadas, cercadas de muito verde: Estaleiro, Estaleirinho, Brava, Taquaras, Taquarinhas e Pinheiro.

Balneário Camboriú fica perto de outras cidades turísticas de Santa Catarina, como Blumenau, de forte influência alemã, Itajaí, cidade universitária com vida noturna bastante agitada e Penha, sede do Beto Carrero World, um misto de circo, parque de diversões e parques temáticos. Vale a pena incluir estas cidades no roteiro de viagem.

Bombinhas, apesar do tráfego intenso na alta temporada, também deve ser visitada. As praias são maravilhosas e é possível agendar passeios de barco até a ilha do Arvoredo, uma reserva natural marinha. Quando o mar está calmo, é possível mergulhar; para os novatos, há diversos instrutores disponíveis.

A cidade sedia ainda o Louvor de Verão, evento católico realizado em janeiro, e o Encontro Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora, que reúne mais de cem mil evangélicos em abril, além de rodeios nos centros de tradições gaúchas, competições de motocross no Motódromo Lua Cheia, shows musicais no Rancho Maria’s e festas rave no Salão do Gustavo e no Rio Pequeno.