Atitudes que podem arruinar sua carreira

Incompetência, faltas e atrasos reiterados são motivos bastante conhecidos, entre os que provocam advertências e demissões. Mas algumas condutas podem arruinar a carreira de qualquer pessoa, por isto é preciso usar a autocrítica para verificar se você não está cometendo algumas delas.

Especialistas em RH afirmam que a arrogância é a principal atitude que prejudica um profissional. Achar-se o melhor, fazer comparações depreciativas com colegas não valorizam ninguém e podem atrapalhar bastante. Faça suas tarefas da melhor maneira possível e os elogios surgirão naturalmente.

Bom humor é necessário, mas algumas preocupações pessoais podem nos deixar irritados. Isto é normal, desde que consigamos controlar e não descarregar nos outros.

Explosões de raiva e desequilíbrios emocionais revelam a inadequação do funcionário e podem ser a diferença na hora de uma promoção – ou de um corte de pessoal.

Quando você começa num novo emprego, é preciso estar atento para as regras da empresa. Cada chefe tem seu estilo pessoal de conduzir o trabalho e pode – ou não – permitir algumas atividades, como o uso do telefone, o acesso à internet (MSN e redes sociais) e até mesmo conversas pessoais no horário do expediente.

Extroversão ou timidez excessivas são sempre prejudiciais. A timidez pode fazer que você simplesmente nem seja notado (e isto certamente será um grande entrave para sua carreira). Converse com os colegas, participe ativamente das reuniões, dê sugestões para melhorar a qualidade do trabalho.

Familiarize-se com os colegas. Almoce com eles, faça parte da happy-hour, ajude em tarefas que não são especificamente suas, se tiver tempo para isto. O isolamento pode ser entendido como antipatia. Quem não consegue criar um bom ambiente no local de trabalho, em que passa a maior parte do tempo, não consegue tornar-se um profissional de destaque.

A aparência conta muitos pontos. A roupa deve ser adequada à atividade que é desenvolvida. Roupa justa, decotes excessivos e maquiagem pesada não são os atributos que se esperam de um funcionário ideal. O asseio também é um ponto importante: ninguém quer trabalhar ao lado de alguém mal vestido ou mal cheiroso.

Fofoca, falta de discrição, desorganização e tentativas de sedução demonstram características bem pouco atraentes.

Quem comete erros e não admite é sempre mal visto por superiores e colegas. Mentir para ocultar um erro é uma atitude ainda pior: os erros surgirão e as mentiras também. Como diz o ditado, a mentira tem perna curta.