Cotidiano As principais obras de Antoni Gaudí

As principais obras de Antoni Gaudí

Se Barcelona é uma cidade deslumbrante, em boa parte isso deve à brilhante capacidade do arquiteto Antoni Gaudí (1852 – 1926). Nascido na pequena Reus, também na Catalunha, foi o principal expoente do modernismo catalão. Em 73 anos de vida, revolucionou Barcelona com obras notáveis, como a Casa Milà e o Templo da Sagrada Família, dois dos principais símbolos da cidade.

O primeiro trabalho de sua carreira foi aos 26 anos de idade. Em 1878 desenhou a Casa Vicens, encomendada pelo dono de uma fábrica de tijolos e azulejos. Não há nada de excepcional no projeto, exceto pelo fato de ser o primeiro assinado por Gaudí, que ainda não tinha experiência neste tipo de trabalho.

Abaixo, trazemos uma pequena lista com os principais trabalhos do gênio catalão.

Sagrada Família: Gaudí passou os últimos 40 anos de sua vida dedicando-se a este projeto. A Sagrada Família corta o céu de Barcelona e é o local turístico mais famoso da cidade. São 170 metros de altura. Incrivelmente, o templo ainda não está pronto: em 2012, completa 130 anos de construção, tal seu porte. Finalizada (não se sabe quando), ela terá 18 torres. Seus inúmeros detalhes enchem livros, tal a riqueza de significados.

Casa Milà: também conhecida como “La Pedrera”, por ser feita de pedra, a Casa Milà caracteriza-se por não ter nenhuma linha reta. É um prédio em formato ondulado, o que o torna pouco funcional (é difícil morar em uma construção deste tipo, pois acomodar móveis retos é quase impossível), mas de altíssimo valor artístico. Sua construção ocorreu entre 1906 e 1912.

Parque Güell: parque urbano com elementos arquitetônicos inusitados, foi concebido por Gaudí. Por ficar em uma região alta de Barcelona, conta com vistas extraordinárias da cidade. Nele encontra-se a Casa-Museu Gaudí, que relembra a vida do arquiteto desde 1963.

Casa Batlló: construída duas décadas antes da Casa Milà, lembra sua “irmã famosa”, pelas ondulações no desenho da fachada. É conhecida também como Casa dos Ossos.

Cripta da Colônia Güell: assim como a Sagrada Família, trata-se de um templo religioso de Gaudí que nunca foi concluído, mas sua beleza a torna uma das obras primas do gênio. Fica na zona sul de Barcelona, em um local rodeado de muito verde.

ÚLTIMAS POSTAGENS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui