Aprenda a fazer VANISH caseiro

O Vanish é um produto para lavagens de roupas brancas e coloridas que prolonga a vida útil dos tecidos, por não agredir as fibras – como ocorre com o uso da água sanitária. Este produto popular, muito usado para limpeza e desinfecção de superfícies, tem como principio ativo o hipoclorito de sódio, substância com alto poder branqueador, pois dissolve substâncias orgânicas mortas, como o suor e bebidas como vinho tinto.

O único “defeito” do Vanish (e de outros produtos formulados sem cloro) é o preço, bem mais caro nos alvejantes e tira-manchas à base de água oxigenada, que, por outro lado, também apresentam a vantagem de poderem ser usados em peças de roupas coloridas, sem risco de manchar ou desbotar. Por isto, por que não fazer um Vanish caseiro?

vanish-caseiro

O Vanish caseiro sai mais em conta e oferece os mesmos benefícios: desta forma, saem ganhando tanto as suas roupas, quanto o seu bolso. Os resultados são idênticos, desde que o produto seja utilizado de acordo com as instruções.

Uma última advertência: o Vanish caseiro precisa de diversos ingredientes, alguns dos quais podem ser nocivos à pele e principalmente quando ingeridos. Portanto, na hora de produzir o alvejante tira-manchas em casa, utilize luvas impermeáveis e mantenha os ingredientes fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.

Os ingredientes do Vanish caseiro:

Para fazer o Vanish caseiro, você vai precisar de:

  • 150 ml de água oxigenada 30 volumes;
  • 7 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio (aproximadamente 140 gramas);
  • 7 colheres (sopa) de sabão em pó.

O sabão em pó ajuda a retirar a sujeira grossa, o bicarbonato de sódio retira a sujeira mais fina e realça o branco e, por fim, a água oxigenada 30 volumes (a mesma utilizada para colorizar os cabelos de forma mais “radical” – acima do loiro médio, por exemplo) combate as manchas sem danificar os tecidos.

Esta concentração da água oxigenada é encontrada em casas de produtos químicos. Caso a água oxigenada 30 ml não seja encontrada, é possível utilizar a de dez volumes, triplicando-se a quantidade, que passa a ser de 450 ml.

Modo de fazer o Vanish caseiro

Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Misture vigorosamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone (reserve o utensílio apenas para este fim). O resultado final será uma pasta rala, que pode ser diluída em água, para o uso em tecidos delicados.

Se preferir, adicione cinco gotas (uma colher de chá) de amaciante de roupas. Não exagere: a ideia é apenas garantir um aroma agradável. Em grandes quantidades, a ação do amaciante neutraliza a ação do sabão em pó.

Mantenha o Vanish caseiro em recipientes escuros, para evitar a decomposição da água sanitária, que ocorre apenas na presença de luz.

Use 5 ml de Vanish caseiro para cada dez quilos de roupas (o produto pode ser adicionado no compartimento da lavadora de roupas reservado para a água sanitária).

No caso de manchas mais difíceis (café, vinho tinto, refrigerantes de cola, tintas de canetas hidrográficas, etc.), aplique duas ou três gotas do produto diretamente sobre a mancha e deixe o Vanish caseiro agir por cinco minutos; em seguida, a peça pode ser colocada no cesto da máquina, juntamente com o restante da roupa suja.

Dicas importantes

O Vanish caseiro não substitui o sabão em pó ou detergente para lavadoras de roupas. O sabão usado no produto fica muito diluído, agindo apenas para potencializar a ação da água oxigenada e do bicarbonato de sódio.

Não produza o Vanish caseiro em grandes quantidades. Na indústria, os compostos (ingredientes) são previamente estabilizados através de procedimentos químicos. Faça tira-manchas suficiente para uso em uma semana; depois deste prazo, as substâncias começarão a se degradar.

Quando usar o Vanish caseiro, seque as roupas à sombra. Não é uma situação comum, mas, caso persistam resíduos de água sanitária nas roupas, elas poderão ficar amareladas.