A Legião da Boa Vontade

A LBV – Legião da Boa Vontade – foi fundada oficialmente em 1950, no Rio de Janeiro (RJ), por Almiro Zarur, que presidiu a entidade até 1979, ano de sua morte. O atual presidente é José Simões de Paiva Netto. Sua proposta sempre foi unir esforços para expandir a fraternidade ecumênica. Ao prestar serviços de educação e assistência a famílias de baixa renda, ela fornece também elementos de espiritualidade em suas ações.

Em 1959, a Legião da Boa Vontade instituiu a religião no Novo Testamento. Anos antes, Zarur afirmou ter recebido mensagem de Jesus, para que ele divulgasse o Evangelho no seu sentido prático e oculto. De acordo com os adeptos, a religião é simbólica, não tem cultos, hierarquia nem templos: a igreja do legionário é seu próprio templo, e cada legionário é um templo divino. Apesar disto, cultos, distribuição de água e passes são ministrados nos templos da LBV.

A Legião considera-se a quarta revelação de Deus aos homens; as três primeiras teriam sido os ensinos de Moisés (especificamente os dez mandamentos), de Jesus e do Espiritismo. Zarur afirmava-se reencarnação de Allan Kardec, que organizou a Doutrina Espírita no século XIX.

No entanto, a LBV incorporou ideias estranhas à “terceira revelação”, como a teoria de que Jesus não teria realmente nascido de Maria, mas teria usado um corpo fluídico para transmitir seus ensinos, doutrina criada no século II (é conhecida como docetista) e revivida no século XIX por um advogado francês, Jean-Baptiste Roustaing, cujos textos foram desaprovados pelo próprio Kardec.

A LBV acredita na reencarnação, na comunicação dos Espíritos com os encarnados, em curas espirituais e na construção de uma fraternidade mundial; não pretende superar as religiões, mas contribuir para irmaná-las, difundindo a tolerância. Diversos artistas e atletas participam de campanhas de divulgação das atividades da legião.

A LBV no Brasil

O site da Legião da Boa Vontade informa que a entidade está presente em mais de 70 cidades brasileiras, em 21 Estados e também no Distrito Federal, com cursos profissionalizantes, centros de assistência social, programas socioeducacionais, espaços de convivência para mulheres, com cursos de artesanato e culinária.

Em 1984, a sede central da LBV foi transferida para São Paulo, para garantir a expansão da obra a partir da capital paulista, em função do crescimento demográfico e financeiro. Atualmente, nesta cidade 1.300 crianças são beneficiadas apenas na Supercreche Jesus e no Instituto de Educação Paiva Netto, que, além do ensino regular (fundamental e médio), prepara jovens para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), programas de orientação vocacional e educação para jovens e adultos (EJA).

Em conjunto com a Editora Paulus, a LBV promove a capacitação e formação de multiplicadores do projeto Direito e Cidadania. A editora atua em 19 capitais com este projeto, em oito delas com o apoio a LBV. O objetivo formal é o desenvolvimento moral, intelectual e espiritual das crianças e jovens participantes.

A Legião da Boa Vontade no mundo

A LBV está presente em seis países, além do Brasil: Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Estados Unidos e Portugal, onde desenvolve ações educativas e de conscientização e mobilização social. Na Argentina, por exemplo, trabalha com alimentação e amparo para crianças carentes e famílias albergadas e possui uma escola móvel, para atender crianças de rua.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu as ações sociais da LBV, que, em 1994, tornou-se a primeira instituição civil brasileira a associar-se ao Departamento de Informações Públicas da ONU. A entidade também atua como consultora no Conselho Geral Econômico e Social, onde participa da elaboração de políticas públicas para promover o desenvolvimento humano, que são recomendadas aos países membros.