A cidade mais antiga da América

Enquanto os egípcios construíam suas pirâmides e os chineses desenvolviam sua medicina tradicional, uma civilização americana destacava-se pela arquitetura. Estudos recentes comprovam que Caral, no vale de Supe, a 200 quilômetros de Lima, capital peruana, é a cidade mais antiga da América, erguida há 4.600 anos.

A cidade foi descoberta em 1905, mas os exploradores pouco se importaram com ela. Caral aparentemente não oferecia artefatos que pudessem despertar a atenção dos arqueólogos, que não encontraram vestígios de sua antiguidade. Somente na década de 1990 surgiram evidências, que imediatamente passaram a ser estudadas. As ruínas da cidade sagrada de Caral, datadas pelo teste de carbono 14, revelaram a idade desta respeitável senhora.

No período de Caral, as sociedades peruanas passaram a ter um governo central. A civilização floresceu até o século XVIII a.C. O sítio arqueológico vem recebendo um número crescente de turistas nos últimos dez anos. Já foram encontradas pirâmides e templos, e as escavações continuam. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) classificou Caral como patrimônio histórico da humanidade.

A cidade mais antiga fundada pelos europeus na América é Santo Domingo, capital da República Dominicana. Bartolomeu Colombo, irmão do descobridor, fundou Santo Domingo em 1496, e seu filho Diego, a partir de 1509, foi o primeiro governador da ilha Hispaniola, hoje dividida entre República Dominicana e Haiti. Praticamente todas as construções do centro histórico da cidade foram inauguradas por Diego, inclusive a Catedral Primaz da América, Santa María la Menor.

Na América do Norte, a cidade mais antiga é Saint John, na atual província da Terra Nova, no Canadá. A influência irlandesa é a principal característica desta cidade, que foi fundada por John Cabot, navegante italiano que chegou ao continente em 1497. Cabot navegava sob ordens da Inglaterra. Curiosidades sobre Saint John: praticamente todos os dias são nublados no município (apenas 1.500 horas de sol por ano), que é a cidade canadense em que mais neva (320 centímetros), a mais ventosa (25 quilômetros/hora) e mais chuvosa: são 216 dias de chuva por ano.

Na América do Sul, a cidade mais antiga é Santiago de Cáli, na Colômbia, que conseguiu vencer o narcotráfico e hoje é um dos principais destinos turísticos do país. Cáli foi fundada em 1530, pouco antes de Martinho Afonso de Sousa erguer a primeira cidade brasileira, São Vicente, no litoral de São Paulo, em 1530.