5 lugares inesperados que podem conter germes

Entramos em contato com milhões de germes por dia sem saber. Enquanto a maioria é inofensiva, algumas bactérias como E. coli e Salmonella podem causar infecções graves. A boa notícia? Lavar as mãos, álcool em gel e desinfecção de áreas comuns pode reduzir as chances de contaminação em 50 por cento.

Conheça 5 lugares inesperados que podem conter germes e mantenha-se seguro.

1. Escovas de dentes

Os germes vivem em ambientes úmidos como sua escova de dentes. Uma pesquisa na década de 1970 descobriu o ato de dar descarga no banheiro libera bactérias fecais no ar cada vez que são liberadas, então as chances são grandes de a sua escova de dentes esteja repleta de micróbios. Para proteger a sua boca, substitua sua escova dental de três a quatro meses e feche sempre a tampa do sanitário quando for dar descarga.

2. Joias

Há uma razão para os médicos e enfermeiros serem obrigados a retirar joias na sala de cirurgia. Um estudo de 1997 descobriu que os profissionais de saúde que usavam anéis ou demais acessórios carregam mais germes – mesmo após a lavagem das mãos – do que aqueles que não usavam. Esses cantos das peças podem abrigar micro-organismos que são difíceis de limpar. No entanto, a prata é antimicrobiana, os acessórios feitos a partir deste metal devem ficar relativamente livres de germes.

3. Almofadas

Você lava seus lençóis e fronhas com frequência, mas quando foi a última vez que você colocou o seu travesseiro na máquina de lavar? Almofadas contêm mofo, bactérias e ácaros, que podem causar alergias. E diversos estudos têm demonstrado que eles são uma das maiores fontes de infecção em hospitais. No entanto, há uma solução fácil: Lave seus travesseiros frequentemente.

4. Bolsas

Quando não estão em nossos ombros, as bolsas estão descansando no chão de restaurantes, banheiros, cinemas, carros, ônibus e calçadas. Uma pesquisa realizada com bolsas de 50 mulheres descobriu que o fundo delas estava repleto de bactérias, incluindo germes fecais e aqueles que podem causar infecções de pele. Os pesquisadores descobriram 6,7 milhões de bactérias em apenas uma bolsa.

5. Botões comuns

Um estudo descobriu que 50% dos caixas eletrônicos continham níveis perigosos de bactérias. Outras pesquisas também indicaram que as telas sensíveis ao toque de caixas eletrônicos, botões de elevadores e carrinhos de compras de supermercado também possuíam contagens germinativas alarmantes.