Saiba como ser um doador de sangue

Você é uma pessoa solidária e quer contribuir para a manutenção e o salvamento de vidas. Então seja um doador de sangue. Saiba que com uma doação, você poderá estar salvando até 4 vidas. Não espere alguém próximo ou um parente precisar, faça esta atitude gratuitamente e você estará contribuindo com os bancos de sangue. Seu sangue pode ajudar também em situações de emergência como em acidentes de trânsito.

Para efetuar uma doação você terá que se dirigir ao hemocentro mais próximo e estar em boas condições de saúde. O candidato a doador, primeiramente fará um cadastro, e logo após será entrevistado por um médico que lhe fará algumas perguntas pessoais sobre saúde e comportamento.

Exigências para ser um doador de sangue

Estar na idade mínima de 16 anos e máxima de 67 anos, desde que sua primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 16 anos também podem doar desde que estejam acompanhados dos pais que assinarão um termo de responsabilidade pela coleta.

Os homens devem pesar acima de 50 quilos e as mulheres acima de 55 quilos.

Ao comparecer ao hemocentro você deve estar munido de algum documento com foto e que tenha sido emitido por órgão oficial. Para doar sangue não é necessário estar em jejum, mas o doador terá que evitar o consumo de alimentos que contém gordura como: leite, ovos, frituras e frios, pelo menos 3 horas antes da doação. O doador também terá que ter repousado no mínimo 6 horas.

Condições que impedem a doação de sangue temporariamente

Condições que impedem temporariamente as doações são pessoas que contraíram gripe, resfriado, infecção, febre diarreia ou alergia. O doador também não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que precedem a doação. Pessoas que tomaram a vacina para gripe (somente 30 dias após ter tomado) e Hepatite (48 horas após a vacina). Pessoas que fizeram transfusão de sangue e tatuagens nos últimos 12 meses também não podem doar. Pessoas que tem um comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis também não devem doar. Pessoas que fizeram Endoscopia e Colonoscopia: somente após 6 meses da realização do exame. Mulheres que tiveram gravidez devem aguardar 3 meses após parto ou aborto. Mulheres amamentando só devem doar 12 meses após o parto.

Condições que impedem a doação de sangue definitivamente

Pessoas que tiveram hepatite viral após os 11 anos de idade, ou tiveram malária, doença de Chagas, epilepsia e câncer. Pessoas que fizeram uso de drogas injetáveis ilícitas. Pessoas com evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II.

Cuidados após a doação de sangue

O doador deve beber bastante líquido. Deve aguardar pelo menos 15 minutos antes de sair do Banco de Sangue. Não pode fumar por 2 horas após a doação. Deve manter o curativo por 4 horas após a doação e não fazer nenhum esforço com o braço que foi puncionado.

Por lei, o doador tem direito a um dia de folga, o atestado lhe será apresentado logo após a doação. Homens podem doar 4 vezes ao ano em intervalos de 2 meses e mulheres 3 vezes ao ano em intervalos de 3 meses.

Então faça um gesto solidário, doe sangue.