Qual a obra de arte brasileira mais valiosa

A artista

Nascida em 1 de setembro de 1886, Tarsila do Amaral é autora da obra de arte mais cara vinda de terras brasileiras, além de ser uma das principais feições do movimento artístico no Brasil.

Seus estudos de pintura começaram em 1917. Posteriormente teve um professor alemão e viajou para Paris em 1920 para cursar a Academia Julian. Depois frequentou ainda a Academia de Émile Renard.

Voltando ao Brasil em 1922, Tarsila se consolidou com os ideais modernistas e montou o Grupo dos Cinco, formado pela própria Tarsila, Oswald de Andrade (com quem se casou em 1926), Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Anitta Malfatti.

A exposição

No mesmo ano de seu casamento a artista apresentou em Paris, sua primeira exposição individual, na Galeria Percier. Dois anos depois, pintou o quadro “Abaporu”, nome indígen.a que quer dizer “homem que come carne humana”, em outras palavras, canibal. Dessa mesma obra, Oswald iniciou o Movimento Antropofágico, que consistia na aceitação de novas influências, vindas de países estrangeiros, para valorizar a arte brasileira.

Apenas em julho de 1929 suas obras foram apresentadas no Brasil, mesmo ano em que Oswald e Tarsila se divorciam. A perda da fazenda de sua família, ocasionada pela Crise de 1929 e a separação fizeram a artista dedicar-se ainda mais ao seu ofício.

A obra

Abaporu é uma das mais conhecidas obras de Tarsila, além da mais cara de nacionalidade brasileira. A obra feita em óleo sobre tela, tem 85 x 73 cm de dimensão e representa uma figura humana com braços e pernas bem grandes, em relação à minúscula cabeça, representando o esforço dos trabalhos braçais da época. Ao fundo está um cacto e o sol.

O “homem que come gente” de Tarsila foi um presente ao até então marido, por seu aniversário. Apesar de ter se tornado a imagem do Movimento Antropofágico, o quadro que vale, no mínimo, 30 milhões de reais está exposto no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. O valor se deve à importância cultural e histórica.

Outras pérolas brasileiras

Não só de Abaporu vive o mercado milionário do Brasil. Conheça as outras obras que custaram mais de 1 milhão de reais.

1. Feito em 2001, “O Mágico”, de Beatriz Milhazes foi vendido por 1,7 milhão de reais em 2008.

2. Adriana Varejão compôs a obra em 2001, que foi vendida em 2011 por 2,9 milhões de reais,“Paredes com Incisões a la Fontala II”.

3. “Sol sobre Paisagem”, de 1966, feito por Antônio Bandeira custou R$ 3,5 milhões em 2010.

4. Vendido por 4 milhões de reais em 2011 a obra “Abrigo Poético 3”, de 1964 tem como autora Lygia Clark.