Os países mais povoados do mundo

Saiba quais são os países com maior densidade populacional do planeta

Quem pensa em Mônaco lembra de muito luxo: iates caríssimos, cassinos, hotéis de cinco ou mais estrelas, moradores mundialmente famosos. Uma palavra que definitivamente não combina com Monte Carlo é “aperto”. Pois saiba que, apesar de todo o luxo, Mônaco é o país mais apertado do mundo para se viver. Nenhuma nação do planeta concentra tanta gente em tão pouco espaço como lá.

Os países mais povoados do mundo

Mônaco encabeça de longe a lista dos países mais povoados do mundo, ou seja, os que possuem maior densidade populacional. Nos menos de 2 km² de área, são 32 mil moradores, o que dá 16 mil habitantes/km². O segundo país mais povoado do mundo, Cingapura, tem 6,4 mil habitantes/km².

A lista é encabeçada por micropaíses, todos com menos de 1.000 km² de área (a cidade de São Paulo tem 1,5 mil km² de área). Além de Mônaco e Cingapura, aparecem como os países mais povoados da Terra o Vaticano, Malta, Maldivas e Bahrein.

Os países mais povoados do mundo

Deixando os micropaíses de lado, é na Ásia que temos a maior concentração de países povoados do mundo. Neste caso, Bangladesh lidera a lista mundial. São 145 milhões de habitantes concentrados em uma área equivalente ao Acre, ou metade do Rio Grande do Sul. A densidade populacional por lá é de 1.002 habitantes/km². Em segundo lugar aparece a Coreia do Sul, com 491 habitantes/km². A seguir vem a Holanda (395 hab/km²), o Líbano (367 hab/km²), a Bélgica (339 hab/km²) e o Japão (337 hab/km²).

O Brasil é um dos países menos povoados do mundo. Nossa densidade populacional é de apenas 21 habitantes/km², a 159ª maior do ranking mundial. Nesta classificação, estamos próximos dos Estados Unidos e de vizinhos sul-americanos como Chile, Peru e Uruguai. A Argentina é apenas a 174ª, com 14 habitantes/km².

Densidade demográfica no Brasil

Tirando o Distrito Federal (que não é um estado), a unidade federativa do Brasil com maior densidade demográfica é o Rio de Janeiro. São 366 habitantes/km². A seguir aparecem São Paulo (166 hab/km²), Alagoas (112 hab/km²) e Sergipe (94 hab/km²). Os estados menos povoados, claro, encontram-se na região amazônica. Mato Grosso, Amazonas e Roraima, os dois últimos com cerca de 2 hab/km².


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Um comentário

  1. Vladimir Daniel escreveu:

    A cidade mais povoada do Brasil é São Caetano do Sul com mais de 150 mil habitantes numa área de 15 km² … isso dá 9.708 habitantes por quilometro quadrado!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Caetano_do_Sul

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.