O sucesso da música católica popular no Brasil

Da ascensão do movimento da renovação carismática ao sucesso do Padre Marcelo Rossi nos dias atuais, entenda mais sobre o sucesso e popularização deste gênero musical

A música católica popular brasileira é marcada por características como o uso de instrumentos populares (violão, teclado, bateria, etc.) e o uso de linguagem de fácil entendimento e disseminação. O sucesso deste estilo musical vem sendo plantando desde a década de 80, com a ascensão do movimento da renovação carismática católica (RCC) no Brasil. Podemos ver neste movimento o cerne da conscientização da igreja católica da necessidade de ter uma linguagem mais coloquial para atrair novos fiéis, principalmente os mais jovens.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Em 2008, o fenômeno de vendas foi o DVD do Padre Marcelo Rossi, com mais de 50 mil cópias vendidas – número altíssimo se considerarmos os índices de pirataria digital no Brasil. Esse fato veio seguido do comparecimento de mais de 3 milhões de pessoas no evento “Paz sim, violência não”, que ocorreu no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

Com isso, produções independentes são cada vez mais raras, sendo que muitos padres e cantores deste tipo de música já fazem parte do casting de grandes gravadoras. Hoje podemos citar vários nomes na importância na disseminação do culto católico através de músicas, dentre eles Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Padre Reginaldo Manzotti e a banda Rosa de Saron.

Além de aumentar o número de fiéis nas igrejas, a disseminação da música popular católica também é responsável por outro fenômeno: os festivais de música católica. Para citar um exemplo, temos o Festival Halleluya, realizado anualmente em Fortaleza. Com cerca de 40 atrações musicais e palestras, o número de pessoas que participam anualmente deste festival é estimado em cerca de 700 mil, distribuídas em 5 dias de festival.

Em 2009 a Associação do Senhor Jesus criou a primeira edição do “Troféu Louvemos ao Senhor – Prêmio Nacional de Música Católica”. O prêmio é constituído por 17 categorias, sendo que cinco delas são destinadas ao voto popular e as outras 12 são para a votação exclusiva de jurados selecionados.

Os ritmos que formam a música popular católica brasileira são os mais variados. Temos as bandas Rosa de Saron e Ceremonya seguindo pela vertente do rock , o ElectroCristo focando em música eletrônica, Alexandre Soul fazendo um estilo inspirado na black music e a banda Dominus e Jake com o seu axé músic, entre vários outros.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

  • Apenas para reforçar a matéria acima, gostaria de relembrá-los que os hinos cantados pelo padre Marcelo e tidos como “música católica” são na maioria, músicas evangélicas, já cantadas há muitos anos nas Assembléia de Deus, Batistas, o Brasil para Cristo e outras. É claro que quando antes cantadas por pastores não eram apreciadas por pessoas de outras religiões por serem classificadas como “hino de crente” mas a partir do momento que um padre descobriu e começou a cantar nas igrejas católicas (esperto ele né) , gravar CDS e lançar na mídia, todos chegam até a ficar “emocionados” com a letra dos hinos que antes eram tão menosprezados por todos somente por ser de outra religião, devido todos prestarem a atenção somente em quem está cantando e não na mensagem que o hino trazia a quem , de repente, precisava ouvir algo que pudesse lhe trazer conforto. Bom mas o importante é que de uma forma ou de outra o nome de Jesus e suas palavras estão sendo transmitidos, conforme a sua vontade, como ele nos pediu com as seguintes palavras: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Obrigado.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.