Lugares fantásticos que mais parecem cenário de filme

Algumas paisagens são tão incríveis que é difícil de acreditar que elas existem de verdade. Outras tão perfeitas que mais parecem uma mistura de ser humano + Photoshop. Dá uma olhada!

Nova Zelândia – A Nova Zelândia toda é tão fantástica em termos de paisagem que, de fato, é um lugar muito escolhido como cenário de séries e filmes de TV – entre eles a trilogia O Senhor dos anéis, O último samurai e Wolverine. Fica até difícil escolher um local específico daquele lugar imenso e campeão em paisagens mais lindas do mundo, já que todos eles contam com cenários naturais que, se muitas vezes não chegam a ser tão surreais, poderiam facilmente ser pintura em tela de tão perfeitos.

Goreme, na Capadócia – Localizada na Turquia, quase virou locação do filme Guerra nas Estrelas. Quase. Dizem que George Lucas teria desistido de rodar a saga lá pois o local seria perfeito demais e, portanto, o filme ficaria inverossímil. Chega a ser engraçado, já que o lugar, apesar da paisagem fantástica, existe de verdade – e cá entre nós, não fica devendo nada para Tataouine.

Tataouine – Cidade não menos incrível que Goreme. Situada ao sul da Tunísia, foi a grande escolhida para ser o cenário de Star Wars Episódio IV. Uma variação do nome da cidade foi usada, inclusive, para batizar o Tatooine da família Skywalker.

A verdadeira Tataouine fica num Oásis no deserto do Saara, em uma região conhecida pelo grande número de habitações trogloditas usadas antigamente pela população berbere, que possui um tipo de isolamento térmico capaz de suportar as variações de temperatura do deserto. Esse tipo de construção, as aldeias tradicionais berberes e as características peculiares da paisagem local são seus grandes atrativos.

Parque Geológico Zhangye Danxia Landform – É na província de Gansu, na China, que fica o que sem dúvida pode ser chamado de um dos lugares mais surreais do mundo. As fotos das formações rochosas desse parque geológico são tão coloridas e fantásticas que é difícil de fazer os olhos acreditarem.

As cores exóticas das rochas são resultado da mistura de arenito vermelho e minerais ali depositados num processo que teria durado mais de 24 milhões de anos. Esse aspecto que lembra um bolo arco-íris foi causado pelas mesmas placas tectônicas responsáveis por partes do Himalaia. O vento e a chuva puseram a cereja do bolo esculpindo formas naturais estranhamente belas, como torres e vales – todos de formas, texturas e tamanhos diferentes. Ou seja, poesia em forma de paisagem, sobre a qual, inclusive, é possível caminhar.

Monte Roraima – Sim, nós também temos paisagem do nível “cenário de filme” em terras brazucas! Considerado uma das formações rochosas mais antigas do planeta, o Monte Roraima teria cerca de 2 bilhões de anos. Situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o monte é literalmente um mundo a parte, graças às suas singulares formações rochosas, plantas raras e nuvens que pairam eternamente sobre seu pico. Sua fauna, flora e geologia ainda estão longe de serem totalmente conhecidas.

Uma das primeiras expedições ao Monte Roraima (feita por pesquisadores inlgeses) inspirou a história O Mundo Perdido, de Conan Doyle – criador de Sherlock Holmes.