Cancún: um parque de diversões para adultos

Cancún é uma cidade mexicana situada na península de Yucatán, que se tornou um dos principais roteiros turísticos do mundo. Fica no Estado de Quintana Roo. Foi construída pelos maias na era pré-colombiana, que lhe deram um nome nada atraente: ninho de cobras. Os espanhóis chegaram à região em 1517.

Cancún consegue preservar o meio ambiente, seus sítios históricos (as ruínas de Chichen-Itzá, Tulum e Uxmal) e seus 22 quilômetros de praias.

A cidade, que é um verdadeiro resort, é dividida em cinco zonas. Para os turistas, as que interessam são:

• a isla Cancún, centro hoteleiro que concentra a maior parte das praias e atividades recreativas;
• Puerto Juarez, de onde se embarca para o município de Isla Mujeres.

As outras zonas são o centro da cidade, onde mora a maioria da população, a franja ejidal, no norte da cidade, onde mora a população excluída e Alfredo Bonfil, criada para aumentar a população da cidade e garantir que Quintana Roo obtivesse o status de Estado soberano, em 1974.

Pontos de interesse

Parque Ecológico Kabah. Construído nos anos 1990, é uma área verde urbana. Quase 40 espécies animais e vegetais podem ser vistas no parque.

Parque Nacional Costa Ocidental (abrange Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc). Fica em frente à Gran Arrecife Maya, uma barreira de recifes que forma piscinas naturais e ótimos locais para mergulho. Se tiver coragem, há mergulhos para observar tubarões.

Yamil Lu’um. É uma ruína maia. A principal atração é o Templo de Alacrán.

El Mirador. Como o nome diz, é um ponto para avistar o mar do Caribe e deliciar-se com uma das vistas mais lindas do mundo.

Zona Arqueológica El Rey. Contém 47 estruturas da era maia, que exerceram funções políticas e religiosas. Em alguns prédios, murais e afrescos estão preservados.
Perto de Cancún ficam Isla Mujeres e Cozumel, passeios imperdíveis para quem está na cidade.

Dicas para a viagem

O clima é quente e úmido, com temperaturas médias de 27ºC. As chuvas ocorrem durante o ano todo, com predominância no verão (de junho a setembro, no hemisfério norte).

Para viajar, é preciso passaporte e visto de entrada no país. Consulte a embaixada.

Quando for a Cancún, evite os meses de agosto e outubro, época das tempestades tropicais e furacões no Caribe. A alta temporada é entre janeiro e abril. Os preços baixam um pouco entre maio e julho.

Claro, crianças também são bem-vindas, mas, por unir lazer, alguns esportes radicais muita cultura, Cancún parece ter sido feita para os adultos se divertirem.