Walt Disney tinha medo de ratos

Dizem que foi por ter tanto medo de ratos que Walt Disney, o criador do célebre ratinho Mickey, decidiu criar um personagem que fosse um rato, mas fofinho e amistoso. Ele decidiu dar um ar amigável para o ratinho numa tentativa de conseguir ver o bicho de outra forma, ao invés de sentir pânico e repulsa.

E deu certo! Em 1928, ele criou o ratinho Mortimer durante uma viagem de trem na qual tinha sua esposa como companheira. No trem, que ia de Nova York a Los Angeles, o artista foi imaginando e dando forma ao seu personagem, pensando em suas características, etc.

“Tinha o rato na minha cabeça. Um rato é um personagem simpático apesar de que todo mundo tem medo dos ratos, inclusive eu mesmo”, afirmou certa vez o desenhista.

Ao dividir a ideia com sua mulher, ela disse que havia gostado muito do personagem, mas achava que Mickey era um nome melhor do que Mortimer, como queria Disney.

Então ele decidiu acatar a opinião de sua esposa e, graças a ela, o namorado da Minnie tem um nome mais legal.

Não precisa nem dizer que o ratinho Mickey fez o maior sucesso, né? – e ainda faz, diga-se de passagem. Ele apareceu pela primeira vez em uma animação há 85 anos atrás. O vídeo se chamava “Steamboat Willie” (1928) e mudou a história dos desenhos animados. Minnie também aparece pela primeira vez nesse desenho.

O personagem, claro, foi mudando com o tempo. Mickey era mais travesso e danadinho, mas foi aparecendo cada vez mais “careta” nos desenhos e quadrinhos – há quem diga que ele tem a personalidade do americano médio certinho, bem comportado e politicamente correto. Além disso, com o passar dos anos seus traços foram sendo aprimorados e ganhando contornos mais arredondados.

E apesar de bem velhinho já, Mickey continua fazendo tanto sucesso quanto antes – com as crianças e também com os adultos. Exemplo disso é que as vendas dos produtos licenciados com o desenho do personagem nunca caem e a Disney continua sendo o destino preferido de férias não apenas dos pequenos, mas dos crescidos também.
Assista “Steamboat Willie”, a animação de estreia de Mickey.

Relacionados