Teorias da conspiração

Hipóteses que tentam explicar fatos com planos mirabolantes, praticados por agentes que querem desestabilizar o sistema, recebem o nome de teorias da conspiração.

Qualquer evento com repercussão na mídia tem várias versões e suscita dúvidas, mas algumas pessoas mais criativas elaboram possibilidades muito inverossímeis, às vezes absurdas.

A mais recente está num livro escrito por um soldado que estava presente quando Osama Bin Laden foi encontrado no Paquistão, em 2011. A versão oficial diz que o terrorista foi cercado numa casa na cidade de Abbotabad, resistiu a tiros e por isto foi baleado. Mas o livro do militar traz a revelação bombástica de que o chefe da Al Qaeda foi morto depois de ter se rendido às forças americanas. Será que Osama foi calado para não revelar segredos inconfessáveis?

Vamos conhecer algumas mais antigas.

Os judeus queriam dominar o mundo. Pelo menos é isto que se infere dos protocolos dos Sábios de Sião, um livro escrito em russo, no final do século XIX. O texto, em forma de ata, relata uma reunião de políticos e cientistas judeus ocorrida em 1807, em Basileia (Suíça) e detalha os planos sionistas para alcançar a supremacia mundial. O documento é descaradamente falso, mas infelizmente serviu para a campanha nazista contra os judeus, que provocou seis milhões de mortes.

Os reptilianos são outro grupo que quer dominar a Terra e escravizar seus habitantes. São descendentes dos dinossauros e sobreviveram ao grande meteoro que extinguiu as grandes espécies escondendo-se em cavernas, onde vivem até hoje. Em outras versões, são alienígenas que vivem no centro da Terra. Os reptilianos ainda não conseguiram extinguir a humanidade porque há muitas divergências entre eles. Mas tentaram ao menos uma vez: foi o dilúvio bíblico.

Illuminati é um grupo internacional que tenta controlar o mundo. Existem histórias sobre illuminatti desde o século XVIII (o nome deriva de iluminismo), que foram responsáveis pelas revoluções Francesa, Americana e Russa. George Washington teria feito parte do grupo. A “pirâmide que tudo vê”, que ilustra as notas de dólares, é o símbolo da agremiação. Membros mais recentes: Winston Churchill, ministro inglês à época da Segunda Guerra, a família Rockefeller, a família Bush e até Barack Obama.

No Brasil, os illuminatti adotaram o nome de aquisitores e são os responsáveis pelas ”forças terríveis” que obrigaram o presidente Jânio Quadros a renunciar em 1961, pelo golpe de Estado que instituiu os governos militares em 1964. A morte dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart (em agosto e dezembro de 1976) também teriam sido obra destes terríveis conspiradores.