Sucessos dos Beatles na língua latina

Em 1962, os Beatles começaram a ser tocados em todas as paradas de sucesso pelo mundo, com a música “love me do”. Daí até 1970, só foram sucessos e uma parceria entre Paul MacCartney e John Lennon nas composições que até hoje é tida como algo admirável, tamanha a amizade e talento que eles tinham.

Seus sucessos atravessaram gerações e ainda hoje é referência de boa música em todo mundo. Nos países de língua latina como nosso país, os Beatles também foram regravados e traduzidos, sempre com versões fiéis mas com um toque latino que deixou ainda mais gostoso de se ouvir os grandes sucessos dos Beatles.

Caetano Veloso, “For no one”

Caetano Veloso é um dos cantores mais famosos e consagrados do Brasil. Vencedor de vários emy´s e muitos discos e composições de sucesso, o baiano está a mais de 40 anos na ativa. Na década de 60, Caetano Veloso então um dos fundadores da tropicália que era um movimento simpatizante do movimento hippie, se exilou em Londres por causa da ditadura militar e acabou sendo bastante influenciado pelas músicas dos Beatles.

O cantor ficou tão encantado com as músicas da banda, que começou a interpretar várias canções deles, dando seu próprio estilo original no caso dessa música, em ritmo de bossa nova, estilo que era novo na época e muito admirado até hoje entre intelectuais.

Daniel García quinteto Tangoloco, “Yesterday”

A música Yesterday, composição de Paul McCartney é a música mais interpretada de todos os tempos: mais de 2.200 vezes, e o argentino Daniel García é um desses intérpretes que junto com seu quinteto o Tangoloco, deixou a música com um som mais alternativa.

Here comes… el Son, “Here Comes The Sun”

Cuba é mundialmente conhecida como a terra da salsa, e foi nesse ritmo que a música “Here comes the sun” foi gravada num álbum do ano 2000. O curioso é que durante os primeiros anos da ditadura cubana, não podia se ouvir Beatles se não clandestinamente em Cuba. Felizmente o país percebeu que essa proibição era ridícula, e hoje os Beatles são tão adorados na ilha, que há uma estátua de John Lennon em Havana.

Los Rolin, “Help”

Imagine ouvir a canção “Help” com um ritmo rumbo flamenco? A banda chamada de Los Rolin, tem esse nome em homenagem aos Rolling Stones mas que gostava de tocar Beatles. O albúm de 1991 entitulado ´´por rumbas“ foi gravado em Barcelona mas desde então, não há mais notícias de trabalhos da banda.