Saiba como ocorreu a proclamação da república do Brasil

A proclamação da república do Brasil ocorreu no dia 15 de Novembro de 1889 na praça da aclamação na cidade do Rio de Janeiro, que nesta época era a capital do Brasil. Iniciando assim o processo presidencialista e democrático ao qual vivenciamos hoje em nosso país.

Saiba os detalhes e os motivos pelos quais o Marechal Deodoro da Fonseca e um grupo de militares destituíram do poder o então imperador do Brasil Dom Pedro II, colocando assim um ponto final numa monarquia que já duravam 67 anos no país.

Os motivos que culminaram no fim da monarquia foram os seguintes:

  1. Uma forte pressão da igreja católica, já que Dom Pedro II interferia diretamente nos assuntos religiosos.
  2. Fortes denúncias de corrupção na corte levaram o exército brasileiro a criticar e se opor as resoluções do ministro da guerra que era imposto pela monarquia
  3. Todos os setores da sociedade brasileira da época estavam descontentes com a falta de liberdade e participação nos assuntos políticos do país
  4. Um crescimento exacerbado dos cafeicultores do Oeste Paulista, que por terem conseguido adquirir grandes riquezas, queriam obter mais poder político.
  5. O estado de saúde grave em que se encontrava o imperador Dom Pedro II que estava cada vez mais ausente nas decisões políticas do Brasil.
  6. O forte crescimento da ideologia republicana no país.

Esses fatores culminaram então na proclamação da república dos Estados Unidos do Brasil. Tendo então como primeiro presidente o marechal Deodoro da Fonseca que assumiu o poder de forma provisória.

A família imperial destituída do poder partiu então para a Europa, pondo fim a 67 anos de atrasos ao processo democrático. Onde o poder se resumia a apenas uma família e que comandava o país de forma egoísta anulando todo e qualquer avanço social da população brasileira.

A nova forma de governo implantada no país agradou a toda a população da época. Esse novo governo trouxe a tona o orgulho de poder interferir na política do país e auxiliar no processo de melhoria das questões sociais e econômicas.

Então não se esqueça de que no dia 15 de Novembro de 1889 o Brasil deu um grande passo para a democracia a qual vivemos hoje. Mesmo com todos os problemas do país, o Brasil se notabiliza no mundo por manter uma sólida democracia. E isso é motivo de comemoração, pois votando nas pessoas certas ou erradas a participação da população sempre poderá ser notada a cada eleição que se instaura no país.

Então viva a democracia e a liberdade de escolha.