Saiba a diferença entre resfriado e gripe

Espirros, tosse, febre, dor de cabeça, esses são apenas alguns sintomas comuns que sentimos quando estamos resfriados ou gripados. Mas você sabia que resfriado e gripe são na realidade duas coisas bem diferentes? A seguir saiba mais sobre essas duas doenças.

Resfriado

Apesar de ter sintomas parecidos, o resfriado e gripe são na verdade doenças com vírus completamente diferentes. No caso do resfriado, há uma infecção leve das vias aéreas nasais. Nesse caso, o vírus causador do resfriado é o rinovírus. No resfriado é comum tossir, espirrar, ter coriza e as vezes sentir uma leve irritação na garganta. Febre entre outros sintomas não são comuns no resfriado.

A forma de contágio é através da tosse ou espirro, além de pegar na mão de uma pessoa resfriada já ser um fator para se pegar um resfriado. Geralmente o resfriado não causa problemas mais sérios, mas com vários resfriados no ano pode aparecer uma asma ou início de outras doenças respiratórias como bronquite.

Gripe

Mais séria que um simples resfriado, a gripe é um vírus causado pelo influenza. É uma doença mundial que em outras modalidades e épocas, matou milhares de pessoas no mundo. A gripe comum geralmente não causa morte, mas seu agravamento como a pneumonia pode se não tratada direito e a tempo.

A gripe comum tem como sintomas além da tosse, espirros e coriza do resfriado, ainda dores pelo corpo, dor de cabeça, febre alta, mal estar e dor de garganta. No caso de uma gripe forte, pode haver inflamação ou infecção de gargantam ouvidos e dos olhos. Uma gripe forte pode ficar até mais de 1 semana acometendo uma pessoa, enquanto o resfriado leva no máximo 5 dias.

A forma de contágio é igual do resfriado, portanto tanto em relação ao resfriado quanto a gripe, lave sempre as mãos principalmente quando estiver gripado ou resfriado. Quando for colocar a mão na boca, use sempre um lenço de papel descartável e depois jogue-o fora.

Outras formas de gripe

No mundo há vários tipos de gripe sendo as mais comuns a chamada gripe comum que descrevemos neste artigo, a gripe espanhola, gripe aviária, gripe suína ou gripe h1n1 entre outras. A espanhola por exemplo, matou mais de 50 milhões de pessoas no começo do século passado enquanto a h1n1 matou mais de 50 mil no início desse século.