Quais os livros mais vendidos da última década?

Mesmo com os netbooks e toda a informação veiculada na internet, os livros impressos continuam em alta. Nos EUA, as vendas vêm caindo ano a ano, mas, no Brasil, houve um aumento de 150%. Na última década, as leituras aumentaram de 1,8 livros para 4,7 livros por ano. Ainda assim, o país ocupa a 47ª posição entre 52 nações pesquisadas pela Organização das Nações Unidas. Conheça os dez livros mais lidos na última década.

Vampiros e lobisomens

Inicialmente tratado como infanto-juvenil, “O Crepúsculo” conquistou novos públicos e atingiu o topo do ranking do Top Ten na última década. Trata-se de uma história de vampiros escrita por Stephenie Meyer. Uma estudante, Bella Swan, se muda para Forks (Washington, EUA), para acompanhar o seu pai, jogador de beisebol da segunda divisão, e se coloca em risco por se apaixonar por Edward Cullen, um sugador de sangue.

quais-os-livros-mais-vendidos-da-ultima-decada

“Lua Nova”, o segundo livro da série Twilight que também fez sucesso no cinema, ocupa o quarto lugar entre os livros mais vendidos. Vampiros e lobisomens, inimigos naturais de acordo com a escritora, continuam lutando pelo amor de Bella Swan, que continua apaixonada por Edward. A história tem um final feliz.

Em “Eclipse”, o terceiro volume, Bella Swan se divide entre as atenções de Edward (vampiro) e Jacob (um lobisomem). Como pano de fundo, Seattle (perto de Forks) está infestada por uma série de vampiros recém-criados. Este triângulo amoroso e os conflitos dele decorrentes continuam a cada nova página. O livro ocupa a nona posição.

Crimes e religião

Um romance policial ocupa a segunda posição. “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, procura explorar a tese em que Maria Madalena, presumida mulher de Jesus, vai para a França logo depois da crucifixão, com uma filha, que posteriormente teria gerado uma dinastia, os merovíngios.

quais-os-livros-mais-vendidos-da-ultima-decada-1

O Priorado de Sião, braço armado dos cavaleiros templários (um exército do tempo das Cruzadas), seria o protetor dos descendentes de Jesus. O livro mescla investigações e segredos que, se revelados, mudariam a história do Ocidente. A trama está em segundo lugar entre os mais vendidos. O autor também escreveu “Anjos e Demônios” e “Ponto de Impacto”.

Bruxaria adolescente

O bruxinho Harry Potter ocupa seis posições no Top Ten: “Harry Potter e a Ordem da Fênix” (terceira), “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (quinta), “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (sexta), “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (sétima), “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (oitava) e “Harry Potter e a Câmara Secreta” (décima).

quais-os-livros-mais-vendidos-da-ultima-decada-2

Todos os livros são de autoria da escritora J. K. Rowling. A série de aventuras fantásticas vendeu um bilhão de exemplares no mundo todo e deu origem a filmes, videogames e muitos outros produtos. A maior parte das historias se passa na Escola de Bruxaria de Hogwarts e apresenta os conflitos de Harry e Lord Voldemort, um bruxo do mal.

Em toda a história, os livros mais vendidos desde a invenção da imprensa, no século XVI, são os seguintes:

· “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes (600 milhões de cópias);

· “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, Pai (250 milhões de cópias);
· “Um Conto de Duas Cidades”, de Charles Dickens (200 milhões de cópias);

· “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry (180 milhões de cópias);

· “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien (170 milhões de cópias);

· “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, de J. K. Rowling (130 milhões de cópias);

· “O Caso dos Dez Negrinhos”, de Agatha Christie (120 milhões de cópias);

· “O Sonho da Câmara Vermelha” de Cao Xuequin (100 milhões de cópias);

· “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, de C. S. Lewis (90 milhões de cópias);

· “Ela, a Feiticeira”, de Henry Rider Haggard (80 milhões de cópias).

A Bíblia, primeira publicação com a tecnologia de tipos móveis, é a campeã de vendas de toda a história (mais de seis bilhões) e já foi traduzida em 440 idiomas. Não está na relação porque é uma colagem de diversos livros, escritos em um período de quase mil anos.

Entre os brasileiros, o best seller é “O Alquimista”, de Paulo Coelho, que já vendeu mais de 65 milhões de cópias em todo o mundo. “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung, vendeu mais de 800 milhões de cópias. É também chamado “Reflexões do Presidente” e contém a ideologia do Partido Comunista Chinês. Por ser leitura obrigatória entre os chineses, também foi excluído da lista dos mais vendidos.