Os cristais e suas aplicações

Em Química, cristais são formas de matéria em que as partículas estão agregadas regularmente, isto é, organizadas num padrão tridimensional bem definido, que determina suas faces retilíneas e sua transparência.

Mas os esotéricos entendem que os cristais são mais que matéria e detêm propriedades especiais. Assim, os cristais têm aplicações específicas para a promoção da saúde, o equilíbrio espiritual e o bloqueio de energias deletérias. De acordo com especialistas no assunto, os cristais já eram usados na Antiguidade, para dinamizar medicamentos, equilibrar o campo energético e até corrigir problemas de infertilidade e impotência sexual.

Os cristais têm grande afinidade com a cromoterapia. Estas duas técnicas combinadas ativam as energias cósmicas e vitais com mais rapidez. Vejamos alguns cristais bastante conhecidos e suas aplicações terapêuticas.

A ágata fortalece o centro genésico e é indicada para quem é reprimido sexualmente ou não está com a vida sexual plena.

A ametista predispõe à eclosão da mediunidade e ao contato com o oculto.

A esmeralda fortalece a esperança e traz prazer. É um ponto de apoio em situações difíceis.

A granada aumenta a coragem, especialmente nas grandes decisões.

A hematita é um poderoso escudo, pois tem a faculdade de absorver energias negativas. É indicada especialmente para pessoas que lidam com o público. Também revigora o sistema circulatório e previne a anemia.

O jaspe e a água-marinha induzem ao relaxamento e por isso reduz o estresse e combate a depressão. São também fatores de cura física.

O jaspe vermelho é indicado para os que querem atenção. Mas é preciso tomar cuidado, para não se tornarem opressores e possessivos.

O lápis-lazúli auxilia o desenvolvimento mental e emocional. Sua cor, o índigo, é o símbolo da espiritualidade superior.

A opala é um estimulante natural. Cura astenias e promove o bem-estar físico e mental.

Para quem precisa de uma proteção mais ampla, o quartzo branco é estimulante, elimina as impurezas da aura e equilibra as energias circundantes.

A turmalina preta afasta miasmas do ambiente, contribuindo para o reequilíbrio. No corpo físico, melhora as funções hepáticas.

Além disso, os cristais longos lapidados nas duas pontas ajudam nos relacionamentos e, no corpo físico, são úteis na melhoria das articulações. Já os cristais aglomerados (drusas) revelam o lado positivo das situações, permitindo a resolução de problemas.

A cristalomancia é a técnica de prever o futuro através dos cristais. Indica também a pedra pessoal. Um dos usos mais conhecidos é a famosa bola de cristal.
Como é evidente, não há evidências científicas sobre o efeito do uso de cristais na saúde física ou mental. Podem até ser apenas muletas psicológicas, mas muitas pessoas confirmam a eficácia do seu uso.