Minecraft texture packs

O Minecraft dá ao jogador a oportunidade de explorar um mundo totalmente feito de blocos, semelhante aos jogos físicos Polly e Lego. Os blocos podem ser feitos de terra, areia, pedra e outros materiais naturais, e os texture packs ajudam a criar sua própria aventura e a melhorar a aparência dos muitos ambientes que podem ser construídos.

O jogador tem a possibilidade de explorar e criar vários tipos de construção, dependendo apenas da sua habilidade. Os blocos do Minecraft são quebráveis e coletáveis com a ajuda de determinados instrumentos. Durante o game, é possível reunir ferramentas e utensílios. Pode-se juntar pedregulhos e madeira para fazer uma picareta, erguer um castelo ou fabricar espadas e armaduras com barras de ferro para, por exemplo, desafiar o dragão Ender. Com isto, o jogador recebe 50 níveis de bônus, que dão acesso aos créditos do Minecraft e permitem voltar ao mundo normal sem morrer.

minecraft-texture-packs-1

O jogo é pago em sua versão integral, mas os sites de download (Baixaki, Superdownloads, etc.) permitem baixar uma edição limitada e também oferece um período de experiência. Existem versões piratas circulando pela internet, mas elas não são confiáveis, nem permitem o diálogo com outros jogadores. O Minecraft possui uma série de cenários bem impressionantes: ambientes internos, cânions, florestas, savanas, desertos de gelo, etc. Para jogar, é preciso abrir uma conta Mojang, no site. A inscrição é gratuita.

O Minecraft é aberto, ou seja, os jogadores podem fazer alterações (os mods) nos personagens e imagens (um grupo chegou a incluir os Pokémons no game). Por exemplo, com o SteamCraft Mod, há um prêmio em armas, eletricidade, equipamento de mergulho e até um reator nuclear. Com o Solar System Mod, é possível viajar, através de portais, para os diversos planetas do Sistema Solar.

Os texture packs para Minecraft

O Minecraft pode ser personalizado até ficar com a “cara” do jogador. As texturas (texture packs) alteram a parte gráfica do jogo, enquanto os recursos (resource packs) mudam os gráficos e os sons. Os downloads são oferecidos por diversos sites, mas é preciso verificar se eles são compatíveis com a versão do jogo instalada no computador, tablet ou smartphone (apenas para Android). Para instalar, basta abrir o Minecraft e clicar em “Options” e “Open Resource (ou Texture) Packs Folder”.

minecraft-texture-packs

Além dos muitos cenários, o Minecraft conta com os texture packs. Com o Craft Boy, é possível recriar os Handhelds, do Gameboy (anos 1980). Ele é mais colorido, mas se baseia no estilo artístico da Nintendo. O Mooncraft é um texture pack bem antigo, mas conta com várias atualizações. Dá para viajar para a Lua, comer um pedaço de queijo do planeta e muitas outras aventuras.

O SMP’s 2263 é um texture pack sci-fi (ficção científica). Para quem está acostumado com os ambientes medievais do Minecraft, esta opção é um verdadeiro mergulho em um laboratório de um futuro distante, com espantosas tecnologias à disposição do jogador. O Aleph Settei é outro cenário futurístico, mas, neste caso, em outro planeta.

Em Precisely Portal and Modified Portal, o jogador é convidado a fazer experimentos e testes científicos. Este texture pack permite criar os Portal Guns, portais de entrada e saída, para que o deslocamento entre os cenários fique mais rápido.

O Last Days cria um cenário apocalíptico. O mundo acabou e tudo o que restou são cinzas. O jogador é convidado a recriar as construções, estradas e tudo mais. Outro cenário catastrófico é o texture pack The End is Extremely Nigh. Ele recria um mundo logo após uma guerra nuclear, mas é menos “deprê” que Last Days: há mais esperança com relação ao futuro. Em Broken Anachronism, futuro e passado desaparecem. Cada civilização vive em seu próprio tempo.

O High on Sugar transforma o Minecraft em um mundo de doces: a terra é feita de bolo e as vacas, de barras de chocolate. Grama e árvores são cor-de-rosa (o que pode cansar um pouco os olhos). É a versão para meninas do Minecraft. Comentário de uma jogadora: “até os monstros são fofos”.

O Mythra’s Cheerful é outra textura mais feminina: deixa o Minecraft mais alegre e suave (ou menos assustadora e sombria). As cores são mais brilhantes, em uma paleta de verde e rosa. O jogo fica parecido com um RPG. É uma mudança de ritmo para o game.

O Glimmar’s Steampunk apresenta uma série de texturas e motivos. Steampunk é um gênero de ficção científica em que varias invenções humanas surgiram antes do tempo real (algo com as histórias de Júlio Verne, com submarinos e viagens para o espaço em pleno século XIX). Este pack deixa as texturas originais mais rústicas. O objetivo é reconstruir carros, naves e outras máquinas de um modo mais antigo. Os blocos do jogo são mais fáceis de explorar.

Modo Survival

São três as opções para jogar Minecraft: Survival ou Creative. O primeiro é um desafio de sobrevivência. O jogador fica sozinho em um mundo cheio de perigos, tendo de enfrentar zumbis, aranhas gigantes, esqueletos e o adversário Creeper, um kamikaze que explode qualquer bloco (inclusive os tijolos, os mais fortes do Minecraft), mob (os monstros do game; são 32 ao todo e enxergam a ao menos 16 blocos de distância) ou jogador.

O modo Hardcore é uma variante do Survival, com a diferença da introdução da morte permanente. É o nível posterior ao nível “Difícil”. Este modo permite a opção “multiplayer”. Quando um jogador é morto no servidor do game (por assassinato, queda, monstro ou afogamento), o botão “respawn” (a área de renascimento) desaparece e surge a mensagem: “você foi banido do servidor”.

Modo Creative

Neste modo, o jogador apenas constrói estruturas, excluindo os monstros e inimigos do Survival. O Creative permite que seja usado um número infinito de blocos e também de destruí-los de uma só vez. Os jogadores conseguem voar e, assim, criar com mais facilidade e obter uma visualização melhor do mundo que está sendo criado no Minecraft.

Para jogar no modo Creative, é preciso construir um mundo novo. Não há morte dos jogadores, que só sofrem danos quando saem dos limites do jogo. É possível passar do Modo Creative para o Survival, alterando as configurações no servidor do Minecraft. Existem versões em português do jogo e dos texture packs.