Esfera Perene: A filosofia da Esfera

A Esfera Perene exemplifica o seu poder com uma passagem bíblica: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei entre eles” (Evangelho segundo Mateus). A Esfera interpreta o trecho afirmando que, se determinado número de pessoas tiver um mesmo objetivo, este será alcançado.

Para a filosofia da Esfera, todos os que se unem mentalmente e constroem uma espécie de planeta numa outra dimensão: as vibrações de cada participante dirigem-se ao centro da esfera, de onde emanam energias que atingem a todos. De acordo com o criador e mestre da ordem, Luigo Legna, pensamentos semelhantes se atraem e criam egrégoras, imagens mentais com força real para intervir na vida objetiva.

Ele explica que não se trata apenas de um grupo organizado e dá um exemplo: os milhares de fãs pensando em seu ídolo – artista, atleta ou político – geram a aura de fama da pessoa em destaque; no entanto, como os pensamentos não são organizados, podem gerar malefícios (o mestre cita especificamente os famosos com síndrome de pânico, que seria gerada por sentimentos confusos dos fãs). Para organizar e direcionar adequadamente estas energias, foi criada o ordem da Esfera, a partir de viagens astrais realizadas por Legna.

De acordo com o livro “Revelação: o Grande Cientista, o Segredo da Vida” (escrito em 1994, mas ainda não publicado), os seres humanos já estiveram unidos em determinado momento do passado, fato que conferia grandes poderes a todos. As limitações surgiram das ambições individuais, que separaram a humanidade em grupos que se definiram em torno de objetivos diferentes e às vezes antagônicos.

A filosofia da Esfera pretende reunir os bons e encaminhá-los para o lugar de onde viemos, descrito como sublime, feliz e pleno. O mestre da ordem afirma que não faz distinção entre sexo, preferência sexual, etnia, nem religião (ou ausência dela) e, por isto, este lugar de felicidade pode ser chamado pelo nome mais afim com as crenças pessoais dos membros.

Mesmo assim, Legna afirma que o lugar da felicidade é a morada do Deus uno e trino, referência à trindade cristã (Pai, Filho e Espírito Santo) e garante aos membros “tudo em vida” e afirma que nem os demônios poderão atingir e perturbar. Demônios são comuns a várias religiões, mas alguns não acreditam em sua existência ou manifestação.

Todos os que fazem parte da Esfera teoricamente beneficiam-se de todas as energias positivas, já que emanam pensamentos individuais e recebem pensamentos coletivos.
De acordo com Legna, a hierarquia da ordem é simples (mestre mor, conselheiro, primeiro a décimo mestres, cada um com um função específica e membros), há um juramento de fidelidade para admissão de novos adeptos e os rituais realizados servem apenas para uniformizar e embelezar as cerimônias. Não há sacrifícios nos ritos.

Direitos e deveres

Os membros devem ser leais a todos na sociedade, inclusive não desejando um cargo que esteja preenchido. É preciso saber ouvir e argumentar, ser pontual, aplicado e disciplinado em tudo o que ambicionar, não ser negativo nem exibir condutas contrárias aos princípios da ordem.

Não é permitido, nos conselhos (reuniões dos mestres) e assembleias (reuniões de mestres e membros), o uso de entorpecentes. Caso seja percebida a alteração mental, por drogas, álcool ou tabaco, (salvo em rituais). O membro será expulso.

A ordem da Esfera criou formas de cumprimentos formais, que são obrigatórios no inicio e fim de cada conselho e assembleia. O sigilo absoluto sobre as atividades também é obrigatório, ao estilo da Maçonaria e da Rosa-Cruz. O sigilo se estende inclusive sobre a própria condição de membro da ordem.

Também foram criados mantras, que devem ser entoados várias vezes por dia. As fórmulas são recitadas em português.

Os iniciantes são avaliados por um mestre, a partir da indicação de um membro da ordem. De acordo com a ordem, os candidatos já estudam com o grupo em escolas nas dimensões invisíveis e, por isto, é possível reconhecê-los. No entanto, o membro apenas avalia o provável iniciado e informa a um mestre. Sempre de acordo com a filosofia da Esfera, o mistério é um fator positivo nesta questão. Não há um prazo definido para que o iniciado se torne um membro efetivo e possa participar das assembleias.