Ensinando bons modos para seu cachorro

Chegou o novo membro da família: fofinho, peludo, uma gracinha, mas que pode tornar-se um destruidor. Antes que isso aconteça é preciso ensinar boas maneiras para este “filho torto”: o seu cachorro.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o cachorro não é um ser humano. É um animal que o homem adestrou há muito tempo, mas continua sendo um animal e, portanto, não sabe o que é higiene, educação, nem por que pode roer um osso comprado na pet shop, mas não aquele delicioso chinelo, que é bem mais macio. As artes se acumulam, o dono perde a paciência e apela para umas palmadas.

O cachorrinho vai para um canto, faz cara triste e engana o dono, que logo se rende às carícias do seu “melhor amigo”, que em seguida vai mostrar seus maus modos roubando roupa do varal, escavando um canteiro ou fazendo xixi no lugar errado. Aí, muita gente se rende a uma providência drástica: esfregar o focinho do animal na “cena do crime” e levá-lo para o quintal ou área de serviço. Mas o cão não faz a menor ideia do que aconteceu. Sabe que foi castigado, mas não sabe por quê.

Para ensinar o local adequado em que seu cão deve fazer suas necessidades, podem-se tomar algumas atitudes simples. Há tapetes especiais que atraem o animal, para que ele faça ali o xixi e cocô. Na verdade, ele está marcando território, porque os tapetes vêm com um cheiro que eles precisam eliminar, mas o resultado é eficiente. Outra maneira é levá-los para passear. Da mesma forma, os cães vão esvaziar a bexiga sempre que encontrarem vestígios de um intruso no seu território.

Sempre que um cão fizer uma arte, fale em tom ríspido com ele: mostre o motivo de sua insatisfação (por exemplo, a lixeira revirada). Claro, ele não vai entender todas as palavras, mas saberá que você é quem manda no pedaço. Cães são animais gregários e, na natureza, obedecem aos comando de um macho dominante, conhecido como macho alfa. O que você precisa fazer é mostrar quem é o alfa em casa.

Borrifar água ou provocar um barulho é outra forma para demonstrar seu descontentamento. Quando ele estiver dormindo no lugar errado, destruindo brinquedos ou latindo demais, experimente um chocalho. Cães são inteligentes e rapidamente associam o barulho inesperado à atitude inconveniente.

Você pode ensinar vários truques para seu animal, mas estas poucas dicas são suficientes para estabelecer a harmonia que vai durar pelo menos uma década.