Dicas para trabalhar em casa

Quem trabalha em casa evita os congestionamentos das grandes cidades, resolve quase tudo por telefone ou pela internet, pode revezar as tarefas profissionais com as domésticas ou simplesmente driblar o desemprego. Mas é preciso muito foco nas atividades, para garantir uma renda estável e, claro, satisfação no que se faz diariamente. Confira algumas dicas primordiais para conseguir trabalhar em casa.

Em primeiro lugar, é preciso organizar o espaço de trabalho. Trabalhar em casa exige um ambiente especial, livre de distrações. Circulação frequente de pessoas, televisão e rádio ligados, preocupação com a máquina de lavar ou o fogão, com o dever de casa dos filhos, prejudicam a atenção e reduzem a produtividade.

Defina seus horários de trabalho. Quem trabalha em casa não precisa seguir horários rígidos, mas deve se organizar para dar conta de todas as tarefas. Atrasar o envio ou falhar numa encomenda são fatais para o negócio. Verifique quantas horas são necessárias para atender aos seus clientes com qualidade, que é a melhor propaganda possível. Aproveite que não precisa se vestir formalmente – na maior parte do tempo – e tire uma soneca depois do almoço: estudos indicam que 15 ou 30 minutos de sono após a refeição ajudam a aumentar a produtividade.

Se o seu trabalho limita os movimentos – como traduções ou revisões, sempre de frente para o monitor do PC – não se esqueça de descansar os olhos e alongar braços e pernas. Feche os olhos por alguns instantes e, em seguida, deixe-os abertos até que os pontos coloridos. Isto ajuda a relaxar a musculatura da face e do pescoço também.

No final do expediente, organize as tarefas do dia seguinte: “ligar para”, “enviar e-mails”, “comprar ingredientes”, etc. Em tempo: se você trabalha com encomenda de doces e salgados, não faça grandes estoques, especialmente no início do negócio. São produtos perecíveis e pode haver prejuízo, caso não sejam consumidos a tempo.

Sempre mantenha alguns itens à disposição, para servir uma degustação a novos clientes. Todo consumidor deve verificar a data de validade dos produtos, e isto é ainda mais importante para quem processa e revende gêneros alimentícios. Se possível, mantenha uma despensa e utensílios de cozinha separados dos usados no dia a dia da casa.

Trabalhar em casa não é inevitavelmente ficar em casa, pesquise na vizinhança e distribua filipetas divulgando o seu trabalho: é preciso informar o público alvo e estimulá-lo a consumir. Quando for fazer uma entrega, capriche na embalagem e nos pequenos detalhes. Um brigadeiro, por exemplo, é saboreado com a boca e com os olhos: apresentá-lo numa bandeja bonita faz toda a diferença. Pergunte ao cliente sobre o tema da festa e faça o possível para utilizá-lo na apresentação dos quitutes.

Forme preços. De nada adianta oferecer o valor mais baixo da praça, se ele não cobrir os custos e gerar lucro suficiente para você se manter. Faça uma planilha e relacione todas as despesas. Não se esqueça dos gastos com energia, telefone, gás, água, etc.

Se o negócio é decoração para festas, casamentos, lembranças de maternidade e batizados, etc., mantenha amostras de cores e texturas para oferecer aos clientes, além de modelos. A cada vez que conquistar um cliente, retenha parte do material criado para servir de inspiração.

Mantenha o ambiente de trabalho organizado e procure formas de torná-lo motivador. Podem ser cores, formas, cartazes com frases de estímulo, aquilo que se torne um incentivo para você. Um ambiente feio, sujo, mal iluminado, prejudica o rendimento e, se um possível cliente for visitá-lo, provavelmente o fará pela última vez. É preciso demonstrar disponibilidade, asseio e organização para fidelizar os consumidores.

Estabeleça metas, como conquistar novos clientes ou aumentar a produção. Mas não se esqueça: elas precisam ser factíveis. Não há nada de errado em fazer quindins e sonhar com uma doceria, ou redigir artigos e pretender organizar um blog com vários colaboradores. É preciso, no entanto, pagar as contas do mês, manter uma reserva financeira e planejar a carreira “solo”. Só assim será possível obter sucesso.

Com dicas simples, você melhora sua rotina e consegue trabalhar em casa sem grandes problemas, e o melhor, buscando o sucesso e satisfação que procura. Boa sorte!