Como funciona uma guitarra

Vários mecanismos que fazem parte dos instrumentos são responsáveis pelo som. No caso das guitarras, ele ocorre através do movimento das cordas, que causam vibrações no campo magnético, produzindo som. O som da guitarra não depende apenas do instrumento em si, mas também do músico, da qualidade da caixa de som, das configurações de distorção e acessórios aplicados.

Som

Quando as cordas são tocadas, um sinal elétrico é enviado pelos cabos até o amplificador, de onde sai o som.

Tarraxas

Há quem chame de mão ou de cabeça, mas a função é a mesma. É nessa parte da guitarra que estão as tarraxas – que, dependendo do modelo, tem travas -, responsáveis por manter as cordas no lugar certo, e pela afinação, além de aliviar ou aumentar a tensão das cordas.

Braço

Alguns instrumentos tem, e outros não. As guitarras tem! São os trastes, que marcam as casas. Eles ficam no braço, que é de madeira, como o corpo do instrumento. Algumas guitarras tem um tensor atrás do braço, que evita que ele saia do lugar.

Cordas

Nos violões podem ser de náilon ou aço, mas nas guitarras são de liga metálica. Normalmente o instrumento tem seis cordas, mas o músico pode adicionar mais, para solos alucinantes.

Para o som sair, basta tocar na corda, e para mudar a nota é preciso apertar as cordas em diferentes locais.

Amplificador

Na caixa de som o sinal elétrico das cordas é recebido e emitido por um alto-falante. O volume é regulado no cabeçote, assim como os tons agudos e graves. Outros controles de efeitos também fazem parte do conjunto.

Corpo

Pesadas, as guitarras elétricas, na maioria das vezes são feitas de madeira maciça, pois não precisa de um corpo oco para o som sair. Já as guitarras semiacústicas precisam do corpo oco para uma melhor sonoridade.

Captadores

São eles que os ímãs responsáveis pelo campo magnético. Os captadores são envoltos numa bobina e o campo magnético produzido por eles se altera com a vibração das cordas, enviando assim, o sinal elétrico pelo cabo até a caixa de som.

Alavanca

Este é um acessório que permite mudar a tensão das cordas momentaneamente para variar o timbre e dar efeito à música. Para isso, a ponte (que prende as cordas à guitarra) deve ser móvel.

Pedal

O pedal recebe o sinal elétrico do instrumento, que depois vai para o amplificador. Ele é utilizado para produzir diferentes efeitos na sonoridade. Cada pedal tem um efeito diferente e podem ser utilizados vários de uma vez.

 

Relacionados