Como dar banho no seu gato

São pouquíssimas as pessoas que possuem gatos e que tem por hábito dar banho nos seus felinos. A crença de que eles odeiam água é praticamente generalizada. Além disso, para quê dar banho se os bichanos mantém sua própria higiene lambendo-se diariamente?

Mas esse assunto gera controvérsias. O banho de língua não remove todas as sujeirinhas que se acumulam no seu corpo e durante a lambida eles engolem pelos mortos. Algumas pessoas chegam a dar banhos quinzenais nos seus gatos. Para os pelos não se espalharem pela casa ou apartamento é interessante dar algumas escovadelas no seu bichano a cada dois dias.

É indicado que o gato seja acostumado ao banho desde filhotinho, pois depois de grande e com personalidade própria fica tudo mais difícil. Se você não tem tempo ou grana suficiente para levar seu felino a uma pet shop regularmente, providencie um banho caseiro. A vantagem de dar o banho em casa é que o gato está no seu ambiente natural e com pessoas conhecidas, evitando certas “cenas”.

Antes de começar o banho, prepare o material: xampu, toalhas, secador e cotonete. Dar banho em gatos não é uma tarefa das mais fáceis. Vista roupas que podem ser molhadas, caso ele resolva se rebelar durante toda a operação. Se preferir, dê o banho em dupla.

Confira o passo a passo para dar um banho bem gostoso no seu gatinho:

1) Evite que a água caia dentro dos ouvidos dele. Coloque chumaços de algodão para protegê-lo;

2) O local ideal é uma pia de bom tamanho com torneira móvel ou uma banheira. Primeiro encha com água e depois coloque delicadamente o gato dentro.

3) Providencie para que a água esteja morna. Peça ao veterinário recomendações sobre qual xampu utilizar. Molhe a cabeça, o corpo, as patas e a cauda com o auxílio de uma vasilha ou um chuveirinho. Ensaboe;

4) Com bastante cuidado e com as mãos úmidas limpe o focinho. Não deixe que a água entre em qualquer orifício;

5) Enxágue bem. Qualquer resíduo do xampu que reste nos pelos pode ser lambido pelo gato e isso não é bom. Feche portas e janelas. Correntes de ar podem ser extremamente prejudiciais à saúde do bichano.

6) Seque-o cuidadosamente, com quantas toalhas forem necessárias. Não economize.

7) Escove os pelos no sentido contrário a fim de remover os pelos mortos;

8) Pegue o seu secador de cabelos para finalizar. Atenção, pois o gato pode se assustar com o barulho. Vá acostumando-o devagar com o ruído e jamais use a temperatura no seu máximo. Se ele ainda assim se assustar com o jato de ar, vá fazendo a secagem aos poucos. Se não der certo, pule essa fase;

9) Os pelos ainda irão se soltar. Você provavelmente terá que fazer algumas paradas para remover os pelos e pentear o gato para tirar os nós;

10) Feita a secagem, está na hora de cortar as unhas dele. Você já deve ter reparado que as unhas dos felinos costumam ficar encolhidas, ou seja, eles só mostram suas garras quando são forçados a isso. Force bem suavemente os dedinhos dele e unha irá aparecer. Corte somente a pontinha;

11) Passe um cotonete na área externa da orelha. Você pode também umedecer a haste com um pouco de álcool. Evite passar dentro da orelha, está bem?
Pronto! Agora você tem um gato limpo e cheiroso em casa!