Casos de incesto na Bíblia

A história da humanidade é permeada por muitos tabus: temas temidos ou pouco explorados seja por pudor, medo ou desconhecimento. O incesto é um dos grandes tabus ocidentais que persistem até os dias de hoje. Uma relação incestuosa é aquela relação afetiva e sexual entre parentes – próximos ou não.

Embora seja algo considerado ilícito e mal visto pela sociedade ocidental, o incesto já foi comum em outras épocas e em diferentes regiões. No Egito faraônico, por exemplo, Cleópatra VII se casou com seu irmão Ptolomeu XIII. Conheça seis casos de incesto encontrados nos escritos da Bíblia:

Abraão e Sara

Abraão e Sara eram filhos do mesmo pai, só que com mães diferentes. Consta que eles ficaram juntos até a morte de Sara, aos 127 anos. (Gên. 20:12)

Amnon e Tamar

Amnon e Tamar eram filhos, em comum, de David. Tamar foi estuprada por Amnon; dois anos após o estupro, Absalom, irmão de Tamar por pai e mãe – e meio-irmão de Amnom – vingou a morte de sua irmã. Absalom mandou que matassem Amnom, quando ele estivesse bêbado, em uma festa preparada especialmente para o assassinato. (II Sam. 13:2, 14, 28-29)

Anrão e Joquebede

Anrão era sobrinho de Joquebede com quem se relacionou e, juntos, tiveram três filhos: Moisés, Miriã e Aarão. Moisés do Egito. (Êxo. 6:20)

Ló e suas duas filhas

A história de Ló e de suas duas filhas é um pouco mais complicada. Para resumir: De acordo com a Bíblia, Ló e sua família moravam em Sodoma e foram salvos por dois anjos antes de Deus destruir as cidades de Sodoma e Gomorra.

Ao fugirem, eles não poderiam olhar para trás e ver a fúria de Deus sobre as duas cidades. A esposa de Ló, Sara, ao voltar os olhos para trás, virou uma estátua de sal.

Passados muitos anos, as duas filhas de Ló, ainda, não haviam se casado e, para poderem ter filhos, resolveram, as duas, embebedarem seu pai e, dele, engravidarem. (Gên. 19:30-38)