A força das formigas: verdade ou mito?

Sim, é verdade. As formigas são anatomicamente preparadas para carregarem muito peso, essa é uma vantagem que somente animais de tamanho muito reduzido podem ter.

Em média uma formiga pode carregar até 10 vezes o peso do seu próprio corpo, mas a “super-man” das formigas é a formiga saúva que carrega até 14 vezes o seu próprio peso, seria como se nós humanos conseguíssemos carregar uma tonelada. Há estudos que dizem que elas podem carregar até 50 vezes o seu peso. Tudo isso se dá graças ao seu esqueleto externo que é leve e resistente e as suas seis pernas que facilitam a distribuição do peso. Presa em seus pés, as formigas possuem garras que se aferram à terra, as folhas e cascas de árvores, permitindo que consigam andar e cavar com muita rapidez. Toda essa força é necessária não somente para carregar alimentos, mas também para livrarem-se de enrascadas como saírem debaixo de folhas, galhos e terra.

A mandíbula das formigas é muito forte e adaptada para esmagar, matar, mastigar e dilacerar, essas utilidades dependem da espécie e do tipo de alimento que consomem. O seu corpo é dividido em três partes: cabeça, tronco e abdômen. A sua cintura é extremamente fina para ajudar em sua locomoção, dessa forma elas conseguem mover separadamente as partes do seu corpo facilitando assim a sua passagem em locais estreitos e permitindo que elas se contorçam em diferentes direções, o que é fundamental para seus movimentos dentro do formigueiro. Graças a todo esse design corporal altamente eficaz, uma formiga pode cair de qualquer altura sem se machucar.

As formigas são insetos sociais, elas vivem e trabalham juntas em sua comunidade, o formigueiro, nele existem formigas que são classificadas de acordo com suas tarefas: obreira, soldado, operária e rainha. Elas distribuem sua força e habilidade de acordo com a organização de suas funções. As formigas trabalhadoras são todas fêmeas e trabalham arduamente, são responsáveis por cuidar da rainha, outras por recolher alimentos e ainda outras por construir túneis. As trabalhadoras também cuidam dos filhotes em cada fase de suas vidas. Ufa! Não é à toa que as formigas precisem de tanta força, esses pequenos insetos foram projetados para o trabalho.

Além da força, as formigas também tem a capacidade incrível de percorrer um quilômetro por dia, o que equivale em termos humanos a 1720 km, seria como fazer uma viagem internacional: Brasil – Argentina a pé em um só dia. E aí, vai encarar?