04 maneiras de fazer ilusão de ótica em perspectiva

Existem diversas maneiras de se causar ilusão de ótica, pois estas ilusões podem aparecer naturalmente como também pela habilidade dos nossos próprios olhos em nos enganar formando imagens que não estão realmente presentes. A maior parte das imagens que nos causam ilusão de ótica são aquelas que estão presentes na arte, principalmente em obras gráficas. Desenhos que parecem estar em três dimensões ou que nos fazem enxergar figuras diferentes em uma mesma imagem dependendo do ponto em que se olha, entre tantas outras, são formas literais de enganar os nossos olhos, este tipo de arte vem ganhando cada vez mais técnicas e aprimoramentos que permitem criar diversas outras possibilidades de causar a ilusão de ótica. Uma evolução destes modelos de imagens são as ilusões feitas em perspectiva.

Selecionamos aqui as quatro maneiras mais usuais de se fazer ilusão de ótica em perspectiva, são elas:

Ponto de Vista:

O criador da imagem determina o local inicial de onde esta deve ser visualizada. No ponto escolhido é inserida uma câmera de vídeo e é através dela que o criador verá a evolução da ilusão criada, ela servirá como o olho do observador.

Lousa gigante:

A lousa gigante pode ser o chão ou alguma superfície ampla onde o artista defina para criação de sua obra. A imagem pode ser criada usando-se giz ou tintas, geralmente os criadores fazem rascunhos antes de inserir o desenho no cenário escolhido, sejam estes rascunhos em papel, maquetes ou esboços em uma versão em miniatura do local onde será realizada a intervenção.

Defeito especial:

Para causar o defeito especial é usado um método em que uma figura parece estar disforme por seu reflexo através de algum sistema ótico como, por exemplo, um espelho cilíndrico, criando assim um desenho ou objeto uniforme, ou seja, é uma técnica usada que se baseia em distorcer a imagem. Neste caso, a distorção da imagem não pode ser enxergada do ponto de vista adotado em princípio e de outro ângulo só é possível ver um borrão.

Convergência visual:

Este é um truque que leva os olhos para um ponto comum, fazendo com que a visão estabeleça a imagem disforme como sendo parte integrante do todo.
Estas imagens formadas a partir da ilusão de perspectiva acontecem pelo simples fato de a imagem visualizada convergir para o mesmo ponto que outros componentes que fazem parte do desenho criado, fazendo-nos vê-lo como uma paisagem única e nos dando a ilusão de uma imagem tridimensional.