Tudo sobre a TV digital no Brasil

COMO FUNCIONA A TV DIGITAL?

A principal diferença entre a TV digital e a convencional é a imagem. A qualidade dam imagem na televisão digital é melhor.

Além da imagem, uma outra vantagem da TV digital é a interação. Quando o sistema estiver funcionando em todo Brasil, um novo passo será dado, novas ferramentas serão criadas para que os telespectadores possa interagir com a televisão como estivesse navegando na internet.

Atualmente para participar de alguma promoção ou enquete na internet, normalmente utilizamos o [BP]telefone[/BP] e fazemos uma chamada. Com a televisão digital, vamos participar de todos os eventos utilizando o controle remoto.

QUAL O FORMATO DA TELA DE UMA TV DIGITAL?

Hoje, o aparelho de TV tem o formato 4:3, retangular, gerando perda da qualidade da imagem nas laterais quando exibidos [BP]filmes[/BP] de cinema.

Com a TV digital, o formato mais utilizado será o widescreen 16:9, retangular, igual a imagem do cinema, gerando assim ganho na qualidade de imagem.

O SOM TAMBÉM VAI MUDAR?

Na [BP]televisão[/BP] analógica o som é estéreo, transmitindo por apenas dois canais. Com a televisão digital o som será através do sistema Dolby AC3 ou o ACC. Neste sistema o som vem dividido em 5 canais, dando a sensação de está na sala de cinema.

 

É O FIM DO TELEVISOR ATUAL?

Não. O sistema atual (analógica) continuará funcionando por mais 10 anos após a implantação total do sistema digital. Além disso, basta comprar um decodificar para que sua televisão receba o sinal digital. O preço do decodificar será entre R$ 150,00 e R$ 600,00.

Todo aparelho de televisão vai pegar a TV digital, desde que tenha o receptor (decodificador).

JÁ EXISTEM TELEVISORES À VENDA EM ALTA DEFINIÇÃO?

Sim, já tem aparelhos de televisão vendidos prontos para receber o sistema digital, porém, nem todos televisores tem imagem em alta definição.

A IMAGEM SERÁ IGUAL DE CINEMA?

Sim, pelo menos o formato será o mesmo utilizado no cinema, 16:9.

NUNCA MAIS VEREI FANTASMAS?

Só se você for vidente. Na televisão digital não há chuviscos nem “fantasmas”. Ou a TV digital pega 100% ou não vai pegar nada.

COMO SERÁ A TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO DIGITAL?

Na atual tecnologia analógica, o sinal da emissora é transmitida pelo ar, da torre para a antena da casa do telespectador, através de ondas eletromagnéticas.

Na tecnologia digital, imagens, sons e todos os outros dados são digitalizados (transformados em bits). Os sinais então continuam sendo transmitidos pelo ar, da torre da emissora para a casa do telespectador, mas neste caso será necessário ter o aparelho decodificador.

 

É VERDADE QUE VOU PODER ASSISTIR TELEVISÃO NO CARRO E CELULAR?

Sim, por se tratar de dados digitalizados, os carros mesmo em movimento, terão televisores transmitindo uma programação em alta definição. Acontecendo a mesma coisa nos [BP]celulares[/BP] que tiverem televisores embutidos.

O QUE A TV DIGITAL INTERATIVA OFERECE?

As emissores com a televisão digital vai oferecer uma gama de produtos e serviços bem interessantes, confira:

– Guia eletrônico da programação;
– Informações extras, em formato de texto, sobre os programas e anúncios de determinados produtos;
– Noticiário, informações sobre o trânsito, cotações econômicas, previsão do tempo;
– Enquetes, perguntas e respostas sobre programas, resumos de novelas, dados sobre artistas e promoções;
– Possibilidade de escolher qual câmera quer acompanhar uma partida de futebol;

QUANDO SERÁ A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL?

A implantação da TV digital no Brasil, começa oficialmente dia 03 de dezembro de 2007, com início pela região metropolitana de São Paulo e vai até 29 de junho de 2016 para que a implantação finalize em sua totalidade. Nesta data é esperado que todos já tenham acesso a TV digital.

VOU PODER ASSISTIR TELEVISÃO DIGITAL NA INTERNET?

Sim, principalmente pela internet, no [BP]monitor[/BP] do seu [BP]computador[/BP]. O monitor já é preparado para receber a imagem de alta definição.

A TV DIGITAL É GRÁTIS?

Sim, os canais abertos continuam os mesmos, só mudando a forma de enviar o sinal. Todos que tiverem o decodificador vai ter acesso as imagens em alta definição grátis.

Agora é só aguardar a tão esperada TV digital.

Fontes:
Universidade Plesbiteriana Mackenzie
Folha Online

Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

12 Comentários

  • cara.. queria saber quando a imagen digital vai chegar aqi no mao grosso na capital em cuiaba… dai que hoje so existe dois (2) canais em HD aqi, a Globo é Record, dai que e chato ter so isso ai de canal…. queria saber se as transmissora é obrigado ou tem um prazo para a implantação na região .

  • Tenho em casa uma antena da oitv que foi desativada quando cancelei, se eu comprar um conversor de tv digital preciso comprar uma antena ou posso usar na antena da oitv que está em minha casa?

  • TENHO UMA DÚVIDA, MINHA TELEVISOR É HDMI DA LG SÓ NÃO SE TEM ENTRADA PARA TV DIGITAL COMO FAÇO PARA DESCOBRIR ?

    OUTRA DÚVIDA, FULL HD É A MESMA COISA QUE HDMI ?

    E QUAL A DIFERENÇA ENTRA PLASMA E LCD ?

    QUAL A MELHOR PARA TV DIGITAL?

    AGUARDO SUA RESPOSTA.

  • eu vi dizer que a rede tv é 100% digital seu eu comprar um decoficador a minha tv vai pegar digital tambem ? eu moro em marilia interior de são paulo********

  • Boa Noite , pessoal precisava assim precisava fazer um trabalho de escola só q precisava de um resumo de quais as difenças entres as tv convencionais e as de agora digital sera q alguem pode me ajuda muito obrigado ou sabe aonde posso achar um breve resumo da diferença

  • Guido,

    Mais ou menos isso. As tvs a cabo já tem transmissão digital, porém nem todos os televisores recebem as imagens em alta resolução. Igualmente acontece com os DVDs que também tem imagem digital de alta definição, mas nem todos tem acesso a isso.

    Com os aparelhos receptores isso já seria possível nas tv a cabo.

    Sacou?

    abraço

Comente

Quer ser avisado(a) de novas publicações?
CURTA NOSSA PÁGINA para não perder os próximos 😉