Cotidiano Propriedades e benefícios da banana

Propriedades e benefícios da banana

Versátil e funcional, a banana geralmente é a fruta favorita dos atletas. Você pode levá-la a qualquer lugar e ela ainda fornece energia, devido aos três açúcares naturais que contém: glicose, frutose e sacarose.

Segundo especialistas, consumir 2 unidades da fruta por dia gera um pique para uma hora de serviço ou exercícios físicos pesados. Além dar disposição, a banana também ajuda a prevenir diversos males, como a TPM, azia, anemia, hipertensão e até mesmo depressão.

Mesmo que seja mais calórica do que as outras frutas, é uma fonte de pectina. Uma fibra que prolonga a sensação de saciedade e auxilia no bom funcionamento do intestino, eliminando as toxinas presentes no organismo. Você pode consumi-la no lugar de bolos, bolachas e pães na hora do lanche ou da sobremesa. Já que ela irá preencher o vazio do seu estômago.

Abaixo segue uma lista dos principais males que a banana ajuda a amenizar e prevenir.

Anemia: a fruta auxilia na prevenção da doença devido ao seu alto teor de ferro, que espanta a fraqueza do organismo.

Azia: a banana age como um antiácido natural. Consumir uma unidade depois de cada refeição ajuda a minimizar a queimação e promove uma sensação de alívio imediato.

Cãibras: como se trata de uma fonte rica em potássio, a banana facilita no fortalecimento dos músculos e previne o aparecimento desse tipo de desconforto. Por isso se tornou a fruta mais consumida pelos atletas, já que além de nutrir, combate o mal da cãibra.

Câncer: o consumo regular da fruta forma uma espécie de “fermento digestivo”, que ajuda na proteção contra o câncer de estômago.

Colesterol: a banana é repleta de fibras que diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) presentes no sangue.

Depressão: ela contém também uma proteína que o organismo converte em serotonina, um neurotransmissor (ou hormônio) que melhora o humor e maximiza a sensação de bem-estar. Desse modo, os sintomas que a banana proporcionam levam a tristeza e melancolia para bem longe!

Hipertensão: repleta de potássio e pobre em sódio, a banana ajuda a controlar a pressão arterial e mantém o corpo bem hidratado.

TPM: como a fruta é abundante em vitamina B6, que regula os hormônios do humor e diminui os sintomas de irritação, ela combate diretamente os sinais comuns da Tensão Pré Menstrual.

ÚLTIMAS POSTAGENS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui