Novas regras para emissão de cheques

Quais são os novos procedimentos para receber talão de cheques?

O Banco Central decidiu mudar algumas regras em relação a emissão de talões de cheques no Brasil numa busca de tornar o meio de pagamento mais confiável e mais passível de uso no mercado. Neste artigo você saberá quais serão esses novos procedimentos que as instituições financeiras terão em relação aos cheques.

O Banco Central divulgou em 28 de abril que está adotando a postura de deixar a cargo dos emissores de cheques a criação de regras e procedimentos que inibam e dificultem cancelamentos indevidos de folhas de cheques assim como o uso de cheques roubados.
O que se torna mais importante dizer é que com essas novas regras os bancos ficam responsáveis por informar os clientes sobre os procedimentos de fornecimento e uso dos cheques. Haverá também um contrato mais detalhado em relação ao uso dos talões de cheque para que seus clientes saibam exatamente o que deve ser feito em todas as situações de uso e descumprimento das leis.

Os novos procedimentos de uso de cheques incluem também a impressão da data de confecção da folha para que possa haver mais parâmetros para avaliar o cheque passado pela pessoa emitente. É também importante e obrigatório que os bancos passem informações a respeito de ocorrências frequentes com um mesmo cheque para os estabelecimentos comerciais estejam mais preparados para se antecipar a cheques sem fundo.

Mas, com certeza a resolução mais importante que surgiu com esses novos procedimentos é que os comerciantes poderão conseguir o endereço e nome completo daquelas pessoas que estiverem no CCF (Cadastro de Cheques sem Fundo). Assim será mais difícil dar o golpe do cheque sem fundos e sumir no ar.

Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Quer ser avisado(a) de novas publicações?
CURTA NOSSA PÁGINA para não perder os próximos 😉